sábado, 26 de março de 2011

Módulo Maestro 6 MHz x Módulo Analyst 8 MHz - dois nomes um mesmo programa.

Modulo Maestro 6 MHz

Desenvolvido em 1989, programador Julio Kaplan, processador 65C02, segundo últimos testes Leonardo Maestro B 6502 18 MHz  atingiu 1828 de rating, algo subjetivo, porque estamos falando em 18 MHz cujo exemplar é raro. Ainda, Saitek Maestro 6502 @10 MHz leva um rating de 1817, ínfima diferença quando comparado com 65C02 6 MHz.

Modulo Analyst 8 MHz

A exemplo do modulo Maestro, Analyst foi desenvolvido em 1989, programador Julio Kaplan, processador 65C02. Faço referência ao site (http://www.schach-computer.info/wiki/index.php/Saitek_Analyst) onde figuram exemplos de modelos com 4, 6, 8 e 10 MHz (e ainda, alguns preparados para operar em 12 e 16 MHz), estes raros e não conheço colecionadores que possuem estes módulos ‑ @ 12 e 16 MHz. Meus testes indicaram duas vitórias em ritmo de 30 minutos contra o Maestro 6 MHz, sempre consolidando a vitória no final, o que vale dizer que 2 MHz conta muito nesta história.





segunda-feira, 21 de março de 2011

Projeto Phoenixcs e DGT - Parte 2

Hoje confirmei com Ruud Martim, responsável pelo projeto Phoenixcs em conjunto com DGT Board. O novo tabuleiro, conterá tecnologia que já é de conhecimentos para aquelas que já desfrutam do DGT, com os aprimoramentos de Phoenixcs System, tabuleiro com 81 leds no total. Portanto, o novo produto promete superar as expectativas. De fato, espera-se um super computador de xadrez. Embora eu não tenha obtido detalhes na conversa com Ruud e DGT, suponho que o computador incorpore as seguintes características:


  • Eliminação dos reed switches - DGT usa outro sistema - mais seguro e não dá defeito, pois a placa que reconhece as peças é prensada na madeira e uma vez testada, não tem como dar defeito;
  • Display incorporado, uma vez que o DGT não tem display;
  • Vários programas incorporados no circuito;
  • Possibilidade de jogar com engines instaladas no micro, utilizando a tecnologia do DGT, ou seja, os drivers já foram desenvolvidos pelos técnicos empresa Holandesa, assim a conexão com as interfaces da série Fritz será automática bem como Arena;
  • Tabuleiro mais robusto, em tamanho oficial;
  • Sistema de reconhecimento automático das peças, brancas e negras.

Resumo da ópera, como no Brasil não temos empresas dispostas a representar DGT no Brasil, repito empresas com compromissos sérios no que tange ao xadrez, a tendência que este produto posto aqui, torne-se totalmente proibitivo. A realidade é nua e crua, pois se nem a CBX no Brasil possui DGT - o que risível apenas para argumentar - fica descartada qualquer possibilidade de termos este novo produto. Aliás, sobre tabuleiros eletrônicos no Brasil, muita tinta deverá ser gasta para escrever sobre o tema a começar pela tributação destes produtos, posto que xadrez não pode ser encarado como brinquedo pelos técnicos da Receita Federal.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Projeto Phoenixcs e DGT - Colaboração

Hoje conversei com diretor de marketing do DGT. Em resumo, espera-se até o final de 2011, um novo tabuleiro que difere em muito dos atuais DGT, tanto no que concerne a preços e qualidade. O novo projeto, a cargo de Ruud Martin espera-se  um tabuleiro luxuoso, com preços nada convidativos quando comparados com os atuais. Este tabuleiro permitirá reconhecimento das peças, conexão com o micro sem fio "wireless". Apenas não ficou claro se o tabuleiro conterá leds a exemplo dos antigos Tasc, Mephisto e Fidelity. Em face desta confirmação, obtida diretamente da empresa DGT Projects, acredito em uma super máquina e o meu sentimento é que serão incorporados leds no novo projeto. Aos que admiram tecnologia aliada ao xadrez, preparem o bolso. Quanto ao preço, isto não é novidade, pois na década de 80, na Alemanhã, não raro se vislumbrava ofertas de financiamentos para compra de aparelhos Mephisto, cujos preços se assimilavam a um carro. Dá para acreditar?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Analise da postagem anterior - tradechess x Mephisto MMV 10 MHz

após 46..Rf7, não capturando a torre, todos caminhos levam ao empate. Dirk!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mephisto MMV 18 MHz x Novag Sapphire

Acrecenta-se que no meu banco de dados, exceto o desempenho de máquinas como Resurrection e Tasc, Sapphire é o que tem melhor desempenho, 10,5 em 15 jogos.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Oswaldo Monteiro x Elite Avant Garde - 15 minutos rápido

até o movimento 36, ressalvando que o elite poderia ter jogado 20.) Bg4!, a partida estava equilibrada, depois para não perder o costume, capivarei.