Uma das vantagens, dentre muitas, jogando com os micros dedicados ou xadrez eletrônico, como queiram, reside no fato de aproveitar o máximo das vantagem que eles proprocionam. Uma das vantagens consiste em treinar as aberturas, visto que alguns destes micros possuem uma biblioteca considerável e muito embora fabricados na década de 80/90, ainda há linhas jogáveis. Ao invés de ficar estudando linhas teóricas, há muitas delas no youtube e demais websites construídos especificamente para este fim, com os micros dedicados o aprendizado se torna mais agradável. O exemplo que se segue consiste na abertura D20: Queen's Gambit Accepted: 3 e3 and e4 (gambito da dama aceito). Particularmente eu procuro analisar as partidas com banco de dados da chessbase, e não raro vejo que as linhas proporcionadas pelos dedicados ainda se mostram atuais.
"On the Chess-board lie and hypocrisy do not survive long." Lasker’s Manual of Chess by E. Lasker (New York, 1927), page 262. "Computers are incredibly fast, accurate and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination." -- Albert Einstein
▼
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Downsizing - Outsourcing - Fidelity Electronics
Em uma primeira análise, vendo as fotos da fábrica da Fidelity, pode-se observar, salvo melhor compreensão, que se consistia em uma organização verticalizada. Este tipo de organização foi predominante no século passado, década de 70/80, quando as grandes entidades praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. Pode-se imaginar o tamanho dessa organização e de sua folha de pagamento. Estas empresas na forma como eram organizadas, impunham condições ao mercado. Posteriormente, começaram a sentir-se ameaçadas pelas pequenas e médias empresas e as que sobreviveram, foram obrigadas a repensar seus procedimentos internos. Talvez esse fator, aliado a ausência de pensamento estratégico, tenha sido a causa da quebra da Fidelity Electronics. Obviamente, a Fidelity não fabricava apenas xadrez eletrônico, pois sabe-se que tinha um departamento destinado a produtos destinados a medicina, tais como aparelhos de audição. (continuo)
Para fins acadêmicos, estou procurando as demonstrações financeiras da Fidelity.
Daí o surgimento do "Downsizing", ou seja, redução de níveis hierárquicos, enxugamento de organograma e diminuição de cargos. Em decorrência deste processo, surgiu também o "Outsourcing" conhecido no Brasil como terceirização, que aprimorou a nova estratégia do mercado mundial. Pretendo abordar este assunto em postagens futuras, pois acredito que este fato tenha concorrido com a quebra da Fidelity Electronics.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
CEboard - interface para o pocket pc
Ainda tenho dificuldades sobre as possíveis conexões com Super Expert, Novag Diamond, Renaissance, etc. O software desenvolvido por Alain Zanchetta promete conexões com diversos computadores dedicados, mas por alguma razão, talvez pelo dispositivo serial I/O que possuo conectado no meu Ipaq Dell X50V ou Ipaq HP2200, somente consegui sucesso na conexão, quando indico que estou jogando com Novag Super Vip. De qualquer forma, mesmo indicando Novag super Vip, consigo sucesso com Novag Super Expert e Universal Chess Board ao contrário com o Renaissance. Vamos esperar futuras versões para ver até onde podemos chegar com este excelente programa CEboard.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Testando a velocidade de processamento do seu computador - chess position
Jogam as negras e ganham
A resolução do lance ganhador no meu micro demorou cerca de 5 minutos, isso em função de eu ter ativado a captura da tela. Mas esta posição deriva de um jogo de bychamp_II (meu nick no play chess). Na partida propriamente dita, meu computador achou o lance em 59 segundos, em função do hashtable. Dirk Dagobert disse que resolveu o problema em menos de 5 minutos, pois se trata de uma posição clássica na qual a ruptura se faz presente, claro existem algumas dicas acerca da posição, pois o bisbo das brancas é chamado de bispo ruím pois seus peões estão concentrados em casas da mesma cor. Clássica ou não clássica, f5! não é tão simples de ver. No Ipaq com a engine Toga II, ficou poderando cerca de 60 minutos e não conseguiu ver o lance ganhador, ou seja, iria fritar o processador sem resolução! Entretanto, com as máquinas atuais, com estes processadores monstros, o xadrez perde um pouco do romantismo, já que num passado recente, digamos há 10 anos, não seria tão simples assim. Hoje já se fala em "clusters" 32 processadores trabalhando em série. Resumo da ópera, muito se aprimorou em meio de jogo, pouco se ganhou em novas teorias de aberturas, tanto que nas partidas entre os melhores do mundo, os lances iniciais se repetem. Por exemplo, a biblioteca do Super Expert C - máquina de 1984/85, verifiquei linhas que são usadas nos dias atuais o que vem mostrar que pouca coisa mudou.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Simultânea - Mequinho
Agradeço ao Mestre Internacional Cícero Nogueira Braga pelo convite para participar da simultânea contra o Grande Mestre Mequinho.
A íntegra do convite:
"O GMI Mequinho fará uma simultânea contra 20 jogadores dia 18 de setembro de 2011, das 10h00 às 14h00, no Parque do Trianon, na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento, organizado pela Liga de Xadrez, é um dos destaques da Virada Esportiva de 2011 da cidade de São Paulo. Estamos te convidando para participar da simultânea do Mequinho."
sábado, 6 de agosto de 2011
Super Expert C - auto player mode
Os movimentos da partida foram revisados por Houndine, anotando automaticamente os possíveis "blunders"
Super Expert AB to Super Expert C
Empty slot in the Super Expert A and B, the chip present in the Super Expert C enhances communication with the computer. Click on image to enlarge.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
CEBoard 2.1 - CEBoard is a chess tool for Pocket PC - Alain Zanchetta
Alain Zanchetta desenvolveu uma interface "CEBoard" que permite a conexão com vários tabuleiros da Novag e Saitek Renaissence com o PocketPC. As instruções figuram no proprio website do Alain, http://www.zanchetta.net/. (thank you Alain for your support)
Em resumo, para rodar o programa utilzando várias engines, tais como Fruit 2.3.1; Crafty Classic 2004;
Toga II 1.0, 1.1 and 1.2.1a e Gambit Fruit 1.0 4bx necessário que o pocketPc tenha uma saída serial. Eu procurei utilizar os mesmos parâmetros ditados por Alain, ou seja, com um Dell Axim 50, mas imagino que com outros pockets que possuirem o dispositivo de saída serial, o programa deverá funcionar. Lembro que Windows Mobile 7.0 não se aplica ao CEBoard.
Universal Chess Board:
Super Expert:
Observo as dificuldades em se obter uma conexão segura para os equipamentos antigos. Pelo que se constata, por óbvio, não havia um padrão para as conexões à época, visto que vez os parâmetros eram fixados em 9600 bauds e em outros casos 57.600 bauds. Também, quem poderia pensar em conexões via bluetooth ou USB! Assim, entendo ser amplamente complexa a tarefa dos programadores.