sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mephisto MMV com modulo abertura x Super Expert C - 5 Mhz





Repetindo os lances posteriormente, Super Expert jogou o correto nas duas oportunidades, 16. ...Rd6. Ainda, 7. ao invés de ...c5 jogou ...0-0. Nestas circunstâncias me leva a crer que 16.... Rxd5 foi um acidente de percurso, ou melhor, dentre as várias possibilidades do programa seletivo, na ocasião, o sorteio do melhor lance dentre os possíveis, não ocorreu como desejado.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Oswaldo Monteiro x Universal Chess Board w Sapphire

domingo, 26 de agosto de 2012

Ressurrection Module

 
Ruffian 2.1 by Perola Valfridsson 
(this program has won the Dutch Open)
Fruit 2.1 by Fabien Letouzy
Fruit CCC ’05 by Fabien Letouzy 
(this program was vice world champion 2005)
Toga 1.0 by Thomas Gaksch
Rybka 2.2 by Vasik Rajlich
Deep Sjeng 1.8 & 3.0 by Gian-Carlo Pascutto
Shredder 11.74 & 12 by Stefan Meyer Kahlen
incluindo Richard Lang programs.

Em um único dispositivo, tem-se 8 engines no mínimo, engines atuais e com o recurso proveniente da emulação Richard Lang, obtem-se no mínimo 10 engines; Polgar, Glasgow, Amsterdan, Dallas, Roma, Almeria, Portorose, Lyon, Vancouver, London, podendo ainda instalar outras engines, como exemplo, aquelas vinculadas à Novag. É um cardápio imenso.



 
 
 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Scid chess - A free chess interface

Depois de várias tentativas, procurando entender como se daria o processo de conexão com os micros, consegui conectar o Scid chess com o Citrine. A dificuldade maior prende-se que não há mais suporte em relação a interface Scid. A sintaxe para conexão serial se deu por foi tentativa e erro. A vantagem desta interface, está na escolha da abertura, dentre várias disponíveis. Outra vantagem reside no tempo de jogo. No Arena, salvo engano, o relógio decresce por exemplo, 30 segundos e ao fazer o lance, retorna ao tempo original e assim sucessivamente. Assim, devo explorar com melhor acuidade o que Scid pode proporciona em relação ao Arena.



Troca dos leds - Super Expert - Novag


Questiona-se o projeto da Fidelity quando comparado com os da Novag e Saitek. Fazendo a leitura do projeto da Novag, nota-se que os reeds ficam protegidos por uma placa que proteje os sensores magnéticos. Ainda, ao contrário do projeto da Fidelity, estes sensores foram desenhados para ficaram em pé, e como disse, envolvidos por uma placa. Por este motivo raramente quebram ou apresentam defeitos. No caso da Fidelity, os sensores ficam deitados, e via de regra, tem contato com a madeira. Neste caso, solicitei ao Dr. Sebastião que trocasse os leds, pois como se nota o desgaste já era evidente, ante a pouca luminosidade. Ver fotos. 

Aliás, sobre este tema, disse um certo colecionador não residente no Brasil "Fidelity always made a lot of ridiculous claims, as did the other manufacturers of the early '80s". Nota-se a enfase à Fidelity!

Um detalhe importante, o tratamento com que a equipe do  Alexandre Anderman / Sebastião tem para os computadores, chega a irritar, dado o cuidado que eles dedicam a essas máquinas. contato: promusi@promusi.com.br










Saitek Leonardo - maestro modulo

Saitek Leonardo conectado com Arena. Arena interface apenas monitora os lances. Se há o inconveniente de não se ter os leds em cada casa, pode-se recorrer ao monitor. Entretanto, é uma questão de hábito, pois para quem está habituado a ler os movimentos com 64 leds, 16 leds não significa tanto desconforto como se nota a primeira vista. Ainda, para quem gosta, a leitura dos movimentos em alguns casos, através do monitor, proporciona verificar quais os lances que a engine nativa do Leonardo está ponderando.







domingo, 19 de agosto de 2012

Leds, 3mm, 5mm,_ 3, 5, V?

Segundo especificações técnicas fornecidas pelo Dr. Alexandre Anderman, todo led deveria ser 0,7V. Aos técnicos,  bom proveito.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Integração do CEboard com Citrine

Sobre este tema já explorei quanto possível. Acrescento a possibilidade da integração com Citrine, o que o torna mais combativo.




Pré-requisitos são fundamentais

Alguns pré-requisitos são fundamentais para um colecionador de xadrez eletrônico, quais sejam; embalagem original, peças, nº de série e se tiver a nota fiscal - fatura de compra à época da compra do aparelho, melhor ainda.
Pessoalmente não tenho essas pretensões. Entretanto considero fundamental que os equipamentos não contenham manchas,"no spots and scratches" tanto nas peças como no tabuleiro. A limpeza é fundamental. Os eletrônicos por se constituírem em peças antigas e de madeira, tem seu desgaste natural e muitas vezes difícil identificar através das fotos, se os equipamentos efetivamente estão em condições mínimas de limpeza. Assim, a primeira providência é verificar este atributo, limpeza. O tabuleiro, por ser plano, se torna mais fácil a restauração. Por outro lado, as peças por ter contornos, a restauração se torna uma tortura. Algumas peças que recebi, não tinham condições de ser usada.
Mão de obra para estes casos é escassa e trabalhar com as peças requer muita paciência. Recentemente recebi peças originais de um xadrez eletrônico. Lamentavelmente, não tive o cuidado de tirar fotos das peças quando chegaram, mas o que se via eram peças sujas e desgastadas com o tempo. Felizmente, encontrei uma restauradora que fez o possível para deixa-las em condições de uso. Concluindo, não faço questão do manual, embalagem, mas convenhamos, a limpeza é fundamental.

abertura no imã para colocar chumbo, proporcionando peso na peça.

chumbo na peça

 
base da peça com feltro desgastado

novo feltro adicionado


Feltro com adesivo - prático

Marília, recebi essa amostra de um feltro que contém adesivo, ou seja, não preciso de cola para fixar na base da peça.


sábado, 11 de agosto de 2012

Citrine e a interface Arena como monitor

A antiga máxima que a abertura pode significar um xadrez combativo permanece. com uma boa saída, pode-se esperar algo produtivo. Outro ponto não menos importante, prende-se a Defesa Siciliana, uma das mais eficazes defesas contra e4. Digo isso porque o jogador pode ser eficiente, mas não chega a lugar algum, como no meu caso. Ser eficaz, ao contrário, produz resultados. Enquanto as brancas se posicionam para atacar na ala do Rei, as pretas invadem o espaço na ala da dama. Nesta partida contra o Citrine, me posicionei com este aspecto, fui para o flanco da dama. Por certo que de 10 partidas que jogo contra Citrine, sou derrotado na maioria delas e no nível "defaut"!
Mas tendo em vista que minhas pretensões não vão além do divertimento, me dou por satisfeito. 



Engines nativas no CEboard

O propósito é verificar a força das engines nativas no Ipaq CEboard, contra diversas engines que não se enquadram dentre aquelas que figuram no top fiveeeeeeeee.




domingo, 5 de agosto de 2012

Super Expert B com Ipaq e CEboard

Super Expert B com Ipaq e CEboard é uma parceria interessante. Com o programa nativo do Super Expert B, é possível ter as partidas anotadas, sem o incômodo da impressora Novag acoplada ao Novag. Outra opção, não menos interessante, é com o Hiperterminal. Selecionando os lances, facilmente obtem-se o jogo formato em pgn. Outra característica, é jogar contra engine Toga, Fruit, dentre outras, utilizando o Super Expert B ou Super Expert C. A escolha da versão do CEboard, dependerá da versão do sistema operacional nativo no Ipaq, website do Alain Zanchetta. Para evitar problemas do Ipaq em não reconhecer o "0-0", isso acontece somente no Super Expert, é necessário criar um arquivo .ini no Ipaq, [Setting " nor "]. Entretanto, segundo Alain, o suporte aos Ipaqs terminaram. Para o WM7 Alain diz não ter condições de desenvolver CEboard para este sistema operacional, outros sistemas vieram, Windows 8 e Android, concluindo, vamos ter que esperar que os programadores se aventurem a desenvolver programas para conexão com o Super Expert, Renaissance, dentre outros dedicados.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

II TORNEO IRT BLITZ FORO MECA

 Novag Aquamarine Risc II H8 26,6 MHz - Winner


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Semifinal do II torneio Rápido

O prognóstico lançado em 19 de julho de 2012 não foi ruim pois Lyon Aquamarine e Sapphire estavam na minha lista. Apenas Sapphire, por surpresa, ficou fora da seminal, restando a decisão do torneio entre Lyon x Aquamarine. Computadores que levam processadores Risc, são rápidos, principalmente na troca entre os dados da memória RAM e Processador, por isso entendo que Lyon terá dificuldades em levar o torneio. Mas sem prognósticos.



Semifinal