"On the Chess-board lie and hypocrisy do not survive long." Lasker’s Manual of Chess by E. Lasker (New York, 1927), page 262. "Computers are incredibly fast, accurate and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination." -- Albert Einstein
▼
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
domingo, 17 de novembro de 2013
Torneio no final de semana
Neste final de semana promovi um torneio reunindo as máquinas com rating inferior a 1700. Tendo como referência as pontuações referenciadas pelo web site schach-computer e também no web site Meca, as máquinas foram reunidas conforme a seguir:
1 Fidelity Chess Challenger,Champion
2 Fidelity Super 9
3 Novag Super Vip
4 Renaissance
O sofrível desempenho do Renaissance pode ser explicado ante a sua concepção como xadrez eletrônico. Foi concebido para receber módulos mais fortes. O programa nativo roda em um processador muito aquém dos concorrentes. Alia-se a isso, que o tabuleiro, construído em madeira, tem muitos recursos, podendo ser conectado ao computador PC nos dias atuais. Uma bela máquina, mas necessita de módulos mais fortes disponíveis no mercado. Não é fácil achar um exemplar em bom estado de conservação.
Fidelity Chess Challenger: http://www.schach-computer.info/wiki/index.php/Fidelity_CC_Champion
Fidelity Super 9: http://www.schach-computer.info/wiki/index.php/Fidelity_Super_9
Novag Super Vip: http://www.schach-computer.info/wiki/index.php/Novag_Super_VIP
Renaissance: http://www.schach-computer.info/wiki/index.php/Renaissance
Resultados
sábado, 9 de novembro de 2013
sábado, 2 de novembro de 2013
Mate em 4 - Resolução de problemas - Fidelity Elite Avant Garde, Novag Citrine, Mephisto
Obviamente, esta postagem não tem a pretensão de esgotar o assunto. Nossa intenção é criar espaço para críticas, novas máquinas, tempo de resolução de problemas.
Vários são os web sites que tratam dos computadores dedicados, via de regra na Alemanha, Holanda, Espanha, Inglaterra, USA dentre outros. Inúmeros testes já foram realizados envolvendo os computadores de xadrez fabricados durante as décadas 70/90. Torneios de máquinas x humanos, máquinas contra máquinas, em diversos tempos de reflexão, tudo com o objetivo de certificar qual seria a máquina com o melhor desempenho, frente aos diversos modelos existentes.. Em outras palavras, muita tinta já foi gasta sobre este tema. Certamente são muitos os modelos fabricados, alguns com nomes diferenciados, mas com o mesmo programa, os chamados "clones".
No entanto, o desempenho acerca da resolução de problemas, procura de mate em certo número de movimentos, as informações são esparsas, algumas tabelas divulgadas, todavia com perda de objetividade.
Neste passo, procuramos proceder alguns testes com a utilização do mesmo diagrama, envolvendo diversos modelos de nossa modesta coleção, ou seja, a resolução de um problema de mate em 4. Deste teste, algumas surpresas foram constatadas, levando-nos a extrair as seguintes interferências:
(i.) nem sempre um computador, contendo o mesmo processador existente em outro modelo, com o mesmo clock, todavia com programa desenvolvido por outro programador, teve o mesmo desempenho;
(ii.) máquinas que notoriamente tem rating superior em torneios convencionais, a resolução do problema se deu em tempo maior, quando comparado com outro modelo, com rating 150 pontos menor, apenas para argumentar;
(iii.) destacaram-se os modelos com processadores (H8) que no mesmo chip vem com o programa e memória, variando de 8 a 32 bits. Entretanto, máquinas que levam este processador tem suas limitações, uma delas por exemplo, não aceitam a expansão de linhas na abertura, dentre outras funções;
Neste teste, o problema submetido aos diversos computadores foi o contido no diagrama a seguir:
Ao leitor, caso possuir máquinas, solicitamos enviar o tempo de resolução do problema a Antonio Marques/Oswaldo, o que desde já agradecemos.
Oswaldo Monteiro; chess@tradechess.com.br