segunda-feira, 25 de maio de 2009

second PALCSS Freestyle Chess Tournament - engines e interfaces - um histórico





Meu interesse por engines e interfaces para o xadrez se iniciou em meados dos anos 80, em função da perda de combatividade dos micros dedicados. As máquinas (pc’s) rodavam apenas em DOS, com processadores tipo NEC V20, foto acima. Destaco o programa Rex, que deitou e rolou nos embates com vários mestres que passaram por aqui e que por questões éticas obviamente, deixo de citar os nomes. Como já foi dito neste blog, neste período me afastei das máquinas dedicadas, embora algumas ficaram por aqui. Faço menção ao interesse por técnicas de overclock, pois os meus computadores sempre trabalharam overclocados. No inicio de 2000, comecei a freqüentar o site “chessbase” – especificamente a sala de computadores, pois com freqüência se promoviam torneios de máquinas versus máquinas. Tendo em vista que sempre recebi por aqui vários mestres, tinha ID específicos, bychamp para jogadores com rating superior a 2500 e bychamp_II, criado especificamente para jogar na sala de máquinas. Em 2002, eram raros os computadores com dois processadores, a maioria tinha um core apenas, com a predileção para os processadores AMD ao contrário da Intel. Para minha surpresa, verifiquei que computadores “singles” ganhavam de computadores com duplo processadores. Cito o nome de alanaccount, que com brancas jogava b3 e em resposta a d4, jogava f5. Assim, fui notando que para o bom desempenho na sala de engines da chessbase, não bastava ter um bom processador, mas também duas grandes premissas como a seguir:
a) livro de aberturas;
b) settings das engines.

Em relação aos parâmetros (settings), cito um que usava para o Sh 8:


Engine Name= Shredder8
Keep Hash Tables=2; Position Learning=2; Prefer Open Positions=1; Use Tablebases=2; Queen=103; Queen (Endgame)=104; Rook=102; Rook (Endgame)=103; Bishop=102; Bishop (Endgame)=103; Knight=104; Knight (Endgame)=104; Pawn=104; Pawn (Endgame)=101; Style=1; Combinations=0; Forward Pruning=2; Selectivity=-1; Draw Score=0; King Safety=115; Center Control=95; Pawn Structure=95; Pawn Structure (Endgame)=100; Passed Pawns=106; Passed Pawns (Endgame)=104; Bishop Pair=105; Bishop Pair (Endgame)=107; Time Usage=100; Knowledge or Speed=0; Threads=1


Posteriormente, com a vinda de Rybka, que acabou por destruir todas engines existentes na sala, chessbase começõu a promover torneios com prêmios importantes, o Freestyle. Até o terceiro Freestyle, se não me engano, tínhamos duas opções para parametrizar os jogos, ou seja, tinhamos opção de deixar a engine proceder o lance ou com o auxílio de outro computador, fazíamos os lances manualmente no torneio, esta última opção era denominada "Centaur". Os prêmios excelentes, distribuídos US$ 16.000,00 para os 8 finalistas.


No segundo fresstyle, minha classificação nao foi das melhores, mas se contemplarmos a tabela, fui o único brasileiro a enfrentar as feras. Nao disponho da classificação da primeira fase, mas tenho lembrança de ter classificado na 12º posição. Na classificação geral, fiquei em 26º dentre 205 participantes, com 4.5 pontos em 8 possíveis.




Perdi de brancas contra King Crusher, com prematuro 7.g4, ou ainda após e5 deveria jogar Nf5, aliás Vasik Rajlich comentou esta partida e apontou este erro, ver a seguir:





Participei do segundo, terceiro e quarto freestyle. Um lote de pessoas em cada freestyle, vários GMs, incluindo Nakamura, atual campeão dos Estados Unidos. Para se ter uma idéia, todos os GMs, incluindo russos, não foram classificados na fase eliminatória. Meu id bychamp_II tem seu registro na chessbase, com 6745 jogos e 66% de aproveitamento e rating de 2.828.


Neste torneio, o computador usado foi um dual core, Intel 2200 Mhz, overclocado para 3200 Mhz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário