domingo, 23 de outubro de 2011

Scid Pocket v 4.1 com Citrine

Lamenta-se que o prosseguimento do desenvolvimento do Scid Pocket foi interrompido. A nota do autor diz o seguinte:

All back office Scid code has been ported to Pocket PC (even book handling and tablebases).

However, due to changes in Pocket PC architecture Scid Pocket will not run on newer Windows Mobil devices and further development has been stopped.
Until now, implemented features (non exhaustive list) :

- engine analysis, with the display of up to four best lines
- board setup
- load/save of Scid bases
- opening books
- several bases can be opened with the possibility to switch between them
- import of PGN files and export of Scid bases to PGN files
- game navigation with variations handling (tap and hold generates a right click in PGN window, triggering the same contextual menu as in Scid)
- search (position, header, material & patterns). All Scid search features are available.
- opening tree (stats related to current opened base)
- engine tournament (several engines are available in installation package)
- play on internet (freechess.org also known as FICS)
- automatic game annotation by engine
- Novag Citrine external board (trough Bluetooth)

A versão disponível no site Scid funciona com algumas ressalvas quando conectado ao Novag Citrine. Com Windows Mobile, tive problemas para carregar as engines.

O que não está claro, é como a interface Scid Pocket gerencia o tempo de jogo. Após alguns testes algo sinalizou que o tempo era parametrizado no Citrine, mas ainda preciso conferir. Ainda, com as engines disponíveis no Scid Pocket, percebi alguns bugs quando conectadas com o Citrine, algo como se a força da engine não fosse a real, ver partida abaixo, como estipulada no site. Não resta dúvida que Fruit joga muito mais do que mostrou no Scid. Mas dá para se divertir com elas.

Neste teor, será que dá para concluir que o tempo do Ipaq ou Windos Mobile terminou? Há relatos de programadores sobre as dificuldades em desenvolver programas de xadrez para WM7. No Ipaq, temos várias opções, tais como a conexão com DGT e outros tabuleiros. Desta forma, talvez os futuros desenvolvimentos sejam destinados para os sistemas IOs da Apple ou Android. Mas quando se fala nestes sistemas, devemos associá-los com os celulares ou tablets que utilizam este sistema operacional e via de regra a conexão seria por bluetooth e a instalação não seria cômoda  como no Ipaq. HP, detendora dos Ipaqs não sinaliza com novos modelos, então fica o impasse, ou seja, como prognosticar o futuro com programas de alto nível para o xadrez, tais como Pocket Fritz, CEboard, Pocket GrandMaster, dentre outros. Vale ressaltar que Chessbase já lançou programas para rodar no Android e Iphone, no entanto somente é possível baixa-lo no pais de origem.








comentários gerados por Fritz 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário