sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pré-requisitos são fundamentais

Alguns pré-requisitos são fundamentais para um colecionador de xadrez eletrônico, quais sejam; embalagem original, peças, nº de série e se tiver a nota fiscal - fatura de compra à época da compra do aparelho, melhor ainda.
Pessoalmente não tenho essas pretensões. Entretanto considero fundamental que os equipamentos não contenham manchas,"no spots and scratches" tanto nas peças como no tabuleiro. A limpeza é fundamental. Os eletrônicos por se constituírem em peças antigas e de madeira, tem seu desgaste natural e muitas vezes difícil identificar através das fotos, se os equipamentos efetivamente estão em condições mínimas de limpeza. Assim, a primeira providência é verificar este atributo, limpeza. O tabuleiro, por ser plano, se torna mais fácil a restauração. Por outro lado, as peças por ter contornos, a restauração se torna uma tortura. Algumas peças que recebi, não tinham condições de ser usada.
Mão de obra para estes casos é escassa e trabalhar com as peças requer muita paciência. Recentemente recebi peças originais de um xadrez eletrônico. Lamentavelmente, não tive o cuidado de tirar fotos das peças quando chegaram, mas o que se via eram peças sujas e desgastadas com o tempo. Felizmente, encontrei uma restauradora que fez o possível para deixa-las em condições de uso. Concluindo, não faço questão do manual, embalagem, mas convenhamos, a limpeza é fundamental.

abertura no imã para colocar chumbo, proporcionando peso na peça.

chumbo na peça

 
base da peça com feltro desgastado

novo feltro adicionado


Nenhum comentário: