domingo, 12 de agosto de 2018

Mephisto MM I e Mephisto III - Efeito Horizonte

Mephisto MM I abriga o mesmo programa do Mephisto III. Vide wiki Mephisto MM I. As principais diferenças consistem na ampliação do livro de abertura e utilização do processador 8MHz, 1806, ao contrário do processador do Mephisto III igualmente de 8 bits, todavia com o processador 1802.
Em outras palavras, um processador 1802 / 1806 com uma frequência de 8 MHz, corresponde aproximadamente ao desempenho de uma CPU 6502 com 1 MHz. 
Os programadores (E.Henne e T.Nitsche) tinham a necessidade de prosseguir o desenvolvimento dos modulares com a necessidade de criar algo novo, como por exemplo que se assemelhasse o jogo dos humanos.
Fizeram uma lista de prioridades dentre as quais seria a limitação do “efeito horizonte”. Meu entendimento é que o efeito de horizonte se refere a avaliações de posições em diferentes camadas (meio movimentos). Por exemplo, digamos avaliar os próximos movimentos em uma análise para 10 ply (meio movimento); então o primeiro movimento foi avaliado a uma profundidade de 10 ply, o movimento de resposta para 9 ply, o seguinte movimento para 8 ply e assim por diante.
Com efeito, confiar na primeira avaliação para 10 meios lances seria temeroso, ou seja, não se poderia confiar em uma única avaliação inicial, porque a expectativa começaria a prognosticar com menos precisão no horizonte, isto é, quanto mais longe estiverem da posição inicial. Após um certo número de movimentos, a avaliação inicial não teria mais significado.


Games
[Event "30 segundos por lance"] [Site "?"] [Date "2018.08.04"] [Round "?"] [White "Mephisto III"] [Black "Mephisto MM I"] [Result "0-1"] [ECO "C41"] [Annotator "tradechess"] [PlyCount "148"] [EventDate "2007.??.??"] 1. e4 e5 2. Nf3 d6 3. d4 exd4 4. Nxd4 g6 5. Bb5+ c6 6. Bc4 {C41: Philidor Defence} b5 $146 {[%eval 94,20]} 7. Bb3 { aiming for Nxb5!} Bg7 8. O-O {White is better.} Nf6 9. f3 O-O 10. Nc3 Bb7 11. Bg5 b4 12. Nce2 {[%eval -106,19]} Nbd7 {[%eval 0,19]} 13. a3 Qb6 14. Bxf6 { [%eval -105,21]} Bxf6 $17 15. axb4 {[%eval -155,19] [#]} Qxb4 {[%eval -44,22]} 16. c4 Qc5 17. Qd3 Ne5 18. Qc3 Rab8 19. Ra5 {[%eval -124,24]} Qb6 {Threatens to win with ...c5.} 20. c5 {[%eval -205,23]} dxc5 $19 21. Qxc5 Nd3 {[%eval -130,23]} 22. Qxb6 $17 axb6 23. Ra7 Rfd8 {[%eval 0,26]} 24. Nc2 $2 {[%eval -324,20][%mdl 8192]} Nxb2 25. Rfa1 Nd3 {Hoping for ... Nc5.} 26. R1a4 $2 { [%eval -464,24]} Nc5 $19 27. Ra3 Nxb3 28. Rxb3 Rd2 $1 {[%csl Bc2,Be2]} 29. Ncd4 b5 30. Nxb5 Rd1+ {[%eval -263,21]} 31. Kf2 {Strongly threatening Nc7.} cxb5 32. Rxb5 Rd7 33. e5 Bh4+ 34. g3 Bd8 35. Nf4 g5 36. Ne2 Rc7 37. Nd4 Rd7 $2 {[%eval 0,26]} 38. Nf5 $2 {[%eval -165,25] [#]} (38. Ne2 $1 $11 {[%eval 0,26]}) 38... Rd2+ {[%eval -105,29]} 39. Ke1 $2 {[%eval -297,26]} Rd1+ 40. Kf2 Rd2+ 41. Ke1 $1 {[%cal Re1d2]} Rd7 $2 {[%eval 34,30]} 42. Rb3 $2 {[%eval -240,25][%mdl 8192] } Be7 43. Nxe7+ Rxe7 44. Re3 Kf8 45. Kf2 Bd5 46. Rxe7 Kxe7 {[%mdl 4096] Endgame KRB-KR} 47. h4 $2 {[%eval -650,27]} gxh4 48. gxh4 Rg8 49. Ra3 h5 50. Ra6 Ra8 51. Rd6 Ra2+ 52. Kg3 Ra5 53. Kf4 Kf8 54. Rd7 {[%eval -422,28]} Ke8 55. Rd6 Ke7 56. Ke3 {[%eval -631,24]} Ra3+ 57. Kd4 Bxf3 58. Rh6 Ra4+ 59. Ke3 Bd1 60. Rb6 Ra3+ 61. Kf4 Rf3+ 62. Ke4 Rh3 63. Kf5 Kf8 64. Rd6 Bc2+ 65. Kg5 Re3 66. Rd5 {[%eval -763,29]} Bg6 {Black is clearly winning.} 67. Kf4 Re1 68. Rd8+ Ke7 69. Rd6 Re4+ 70. Kg3 Rxe5 71. Ra6 Re3+ 72. Kf4 Re1 73. Ra7+ Kf6 74. Ra6+ Re6 { Accuracy: White = 15%, Black = 49%.} 0-1

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