"On the Chess-board lie and hypocrisy do not survive long." Lasker’s Manual of Chess by E. Lasker (New York, 1927), page 262. "Computers are incredibly fast, accurate and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination." -- Albert Einstein
sábado, 26 de dezembro de 2020
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
Music and Chess – GM identity revealed!
A poucos dias li uma matéria publicada na chessbase dissertando sobre música e xadrez. Ao que parece, preferiram dar um tom abrangendo somente o contexto de música erudita ou clássica, como vocês preferirem.
Ainda, envolveram no raciocínio o compositor Johann Sebastian Bach.
Assim, não é a primeira oportunidade que leio acerca do envolvimento do xadrez com música, notadamente erudita ou clássica.
Ora, poupem, dizer sobre enxadristas que adoram Bach e outros do gênero não prestando atenção na música moderna me faz concluir:
Primeiro, não é para qualquer um escutar com o discernimento necessário música popular, jazz, pop entre outras, necessário ouvido acurado. Ademais, tempos de Bach e outros não se conhecia ou não se usava os acordes dissonantes, a escala era puramente redonda, 7 notas, sabendo que sempre existiram 12 graus.
Necessário interromper um ciclo dizendo que é elegante ou sofisticado gostar de música erudita, uma vez que, na maioria das vezes, quem escuta, não sabe distinguir o que o compositor gostaria de transmitir. Música é música, ou ela é boa ou não se escuta.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Alguns jogos no PlayChess.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Move overhead
O texto abaixo representa uma tradução livre do original em inglês.
O que o autor deseja dizer é que em partidas entre computadores, dependendo da configuração dos motores ou engines, ou um ou outro pode perder no tempo, fato que em principio poderia parecer ficção. Seria difícil imaginar "engines" perderem uma partida no tempo.
De qualquer forma, tal fato é possível ante problemas com conexão da internet, lags, etc.. Mas vivo um momento de partidas entre máquinas na internet. A exemplo do que vivi no ano de 2003, onde fiquei entre os 10 melhores do mundo com partidas entre computadores, estou revivendo referido momento. O que de fato mudou neste tempo é que não existem mais "bobos" na internet, ou seja, aquilo que eu dizia 15 anos atras é realidade, 60% a 70% da força do computador está atrelado ao livro de abertura e o resto fica por conta dos processadores. Como tenho um bom livro de abertura, ainda posso brigar com o pessoal novo da sala de máquinas da chessbase, mas para quem está começando, vai gastar muito tempo para colecionar um bom livro de abertura.
Mas o texto traduzido figura como a seguir, nao necessariamente representa minha opinião:
Estes livros que vem com as engines, fritz 15, 16..17...estes não servem ...são brincadeira de criança, os livros são feitos em casa.
Muitos motores têm uma configuração chamada Mover sobrecarga. Eu até li sobre uma fórmula que deveria ser definida em x / 150 + y / 3, onde x é o tempo base e y é o incremento.
Mas o que esse parâmetro faz? É um valor pelo qual o mecanismo pensa que tem menos tempo do que o mostrado no relógio? Para todo o jogo? Ou para cada movimento?
Depende da GUI usada? Eu normalmente defino isso em 100 para Arena, mas uso menos para Fritz ou Shredder. Não que eu saiba exatamente por que faço isso.
Quanto isso afetaria o desempenho?
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
XADREZ VIRA FEBRE (título da matéria do Estadão em 02/12/2020)
Nada mais do que um filme foi necessário para fazer com este esporte viesse tomar conta das notícias nos jornais e TV.
Jogo xadrez desde os 20 anos, comecei a jogar tarde para aspirar alguma coisa, o ideal aos 10 anos. Vários mestres já passaram por aqui e devem estar mordendo a orelha, pois seus ensinamentos soaram como grão de areia antes da série netflix.
Não saberia dizer se agradeço ou lamento que uma série tenha surtido tanto efeito, positivo claro para o xadrez. Creio que nem na época do Mequinho o xadrez esteve tão popular.
domingo, 29 de novembro de 2020
O diálogo entre FISCHER and GM LAJOS PORTISCH
Portisch estava falando sobre negócios.
Lajos, é verdade que você estuda oito horas por dia?” Fischer perguntou.
"Por que você pergunta?" O grão-mestre húngaro respondeu, parecendo um pouco na defensiva.
“Você não estuda muito?”
"Sim", disse Bobby. “Mas eles acham que eu sou louco.
” Portisch, um dos 10 melhores jogadores de sua época, já contou essa história muitas vezes. Mas em uma entrevista de 2016 no chesspro.ru ele acrescentou o que Fischer disse a seguir.
Bobby queria saber em que Portisch passava seu tempo.
“Quantos jogos Steinitz você estudou?” Fischer perguntou.
Steinitz? Sim, Wilhelm Steinitz, que morreu décadas antes de qualquer pessoa apreciar o que era uma Abertura Catalã ou Najdorf Siciliana.
Fischer poderia ter estudado os jogos de qualquer grande jogador. Mas ele estava dando atenção especial a Steinitz.
Ele adotou várias das ideias iniciais do primeiro campeão mundial do século 19, mas também obteve percepções posicionais.
terça-feira, 24 de novembro de 2020
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Quee’s Gambit
Após a repercussão da série na Netflix, virou moda falar sobre o gambito da dama. Nesta ordem de ideias, vou publicar uma série como se comportaria os computadores (dedicados) com o famoso Quee’s Gambit.
Várias são as formas das pretas podem recusar em vez de declinar os gambitos da rainha, os mais dinâmicos são o gambito Albin (2 e5) e a defesa de Chigorin (2 ... Nc6). A resposta Albin é uma escolha pouco frequente que provavelmente foi subestimada.
As brancas são bem aconselhadas a rejeitar a proposta de um plus material em troca de um par de bispos e de uma pequena compensação, mas flexível. O Chigorin tem atraído mais força ultimamente, mas não pode ser dito que ganhou respeitabilidade total.
domingo, 22 de novembro de 2020
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
domingo, 8 de novembro de 2020
Prodigy - Máquina Dedicada
Nos dias atuais não precisamos de um lote de computadores, 3 incluindo o DGT soluciona o problema. Temos todas máquinas simuladas para rodar em pc, seja qual for o sistema operacional.
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Chess Challenger 7
sábado, 24 de outubro de 2020
Stockfish 12 released
Mephisto Almeria 16 bits
Um sistema de menu melhorado com botões coloridos garantiu a facilidade de uso, mas é certo que demorou um pouco para se acostumar, apesar do imenso equipamento. Os novos recursos de conforto incluíram uma memória de jogo para até 50 jogos de xadrez (20 com todas as configurações, como nível ou fator de empate), um display de matriz de pontos muito informativo de 32 dígitos, bem como uma biblioteca de abertura livremente programável que era principalmente comutável paralela ao livro da série. Movimentos de abertura foi expandida de 40.000 meio-movimentos (Roma) para impressionantes 60.000 meio-movimentos e agora é muito mais variada.
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Se o proposito é informar, vamos lá. O módulo foi construído com os dispositivos que já possuia.
Se for um empecilho, talvez seja irrelevante a desvantagem acerca do módulo em tela de 3,5".
É certo que máquinas que dependem de conexão USB, vez por outra teremos problemas, mas de fácil resolução. Conexão serial pura é mais segura, tanto que nos torneios usam o DGT serial.
No celular, funciona sem problemas, mas sempre tem aquele porém, vale dizer, a bateria, consome muito. Como não tenho informações acerca de um dispositivo que poderia ser inserido no celular carregando e transferindo dados, fica a ressalva.
Se o proposito é informar, segue algumas premissas importantes, ou seja, o módulo não trabalha 100%, isso, sem erros.
Apenas com o módulo não é possível jogar no lichess, chess.com, etc. necessário estar conectado com o PC. Poderá vir novidades, tudo é início ainda.
Módulo construído em casa.
Enfim, todo projeto em fase inicial tem seus problemas. Creio que ainda temos poucos usuários para o Certabo.
Quanto aos módulos, meu receio é que não siga os passos do picochess, horrível e sem suporte.
Se há 5 anos atrás aproximadamente 15.000 tabuleiros tinham sidos fabricados pela DGT, vamos imaginar nos dias atuais? Assim, para Certabo reduzir seus custos necessário expandir sua produção, mas é claro referido fato. Ainda, Certabo tem para todos os gostos, mobilidade com tabuleiros menores e tabuleiros oficiais, medindo 5 cm por casa. E o que o público deseja?
Para redução do preço de venda, importante conhecer onde estes tabuleiros poderiam ser aplicados. O fato é que sua construção mostra ser robusta.
A parametrização no lichess não é automática, neste sentido Certabo é meio "tinhoso", as instruções não são tão claras como poderiam ser, mas depois como diz um famoso comentarista esportivo, "segue o jogo".
terça-feira, 13 de outubro de 2020
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Old website - new projets
Com efeito alguns websites estavam funcionando e em plena atividade quando voltei a me interessar por computadores de xadrez.
Cito o website do Ismênio, um brasileiro radicado nos EEUU, outro website de um espanhol Luis Barona – Meca igualmente funionando à época, trazendo informações importantes sobre computadores de xadrez.
Estes, ao que parece, encerraram suas atividades.
Como disse um assíduo frequentador do forum Hiarcs, que por mais paradoxal que possa parecer, os computadores ficaram velhos, e chega um tempo que tudo já foi dito cem vezes.
Mas não posso deixar de citar novos projetos, alguns efetuados por pessoas físicas e outros por empresas tais como Certabo e DGT com parceria com a Phoenix de Ruud Martin. Ainda outros projetos particulares que circulam entre colecionadores, trazendo máquinas com velocidades jamais previstas, mas os preços não são convidativos.
Para quem vive na Europa, comprar seria mais fácil, existem facilidades, mas infelizmente aqui no Brasil vivemos com uma Receita Federal medieval, que não consegue entender o que seria um tabuleiro de xadrez em confronto com um brinquedo de 5 categoria, o imposto é o mesmo.
Sobre novos projetos, fui informado sobre uma nova máquina que utiliza o processador 65C02, todavia internamente funciona com uma frequência de 100 MHz.
O 65F02 pode atualmente acelerar os seguintes computadores
de xadrez para 100 MHz:
▪ Mephisto Modular II e B&P
▪ Mephisto Rebel 5.0
▪ Mephisto Modular IV e V, Rebel Portoroz (MM X)
▪ Mephisto Polgar
▪ Mephisto Milano e Nigel Short
▪ Novag Constellation Forte A / B
▪ Novag Super Constellation
▪ Chafitz ARB & MGS
▪ Fidelity Elite A / S (Glasgow, Budapeste); Prestige
domingo, 4 de outubro de 2020
sábado, 3 de outubro de 2020
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Como calcular o rating de uma máquina? Uma diversão, passar o tempo?
Como calcular o rating de uma máquina? Para humanos, vide acima, a lista é um exagero!
De certa forma este processo já existe pelo wiki, schach-computer, ou seja, cálculos após vários confrontos com as máquinas de diferentes níveis.
Em não possuo tantas máquinas que poderiam possibilitar cálculos desta natureza.
Assim para proceder alguns testes, adotei um critério, ou melhor, utilizando um bom software, estes que estão a disposição para celular, fui ajustando o rating por exemplo, da engine stockfish, poderia ser outra engine de boa qualidade para partidas durando no máximo 15 minutos.
Iniciei com rating de 1450. Foi sofrível o desenvolvimento do stockfish.
Com 1450 até 1800 de rating, stockfish frente ao Excalibur GandMaster, máquina que elegi para testar, stockfish se comportou como um capivara. (vale comentar que capivara nome dado a um jogador iniciante, que comete vários erros, tem origem em um remédio utilizado no passado, se verdade ou não, onde li, tem respaldo).
Se esta forma de cálculo que adotei é a mais correta, não saberia dizer, mas creio que faz algum sentido. Após estes procedimentos, utilizei o Certabo, mas referido teste é assunto para depois.
Concluindo, estimo que o rating do Grand Master figura entre os valores de 1900 a 2000, predominando a faixa superior. Por outro enfoque no wiki o rating que figura para partidas de 30 minutos equivale a 1954 de rating com 24 MHz ou 1840 com o original de 12 MHz.
domingo, 13 de setembro de 2020
Chess - A State of Mind
sábado, 12 de setembro de 2020
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Saint Louis Chess Club - Kasparov
Mal sabemos jogar xadrez na forma tradicional, aí vem eles promover de sexta a domingo próximo, em Saint Louis Chess Club, um torneio de xadrez 960. Dez jogadores vão competir, incluindo os quatro melhores grandes mestres dos EUA, dois campeões mundiais, três grandes grandes mestres e Alireza Firouzja, o melhor júnior do mundo. O torneio é jogado como um torneio online em Lichess. O torneio é jogado de acordo com as regras do Xadrez 960 em controles de tempo rápido (20 + 10).
Como tudo na vida é baseado em interesses, vale o dinheiro rolando no torneio, tudo em função da participação de kasparov.
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
domingo, 30 de agosto de 2020
sábado, 29 de agosto de 2020
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
domingo, 23 de agosto de 2020
Galjoen 0.37.2 x Novag Emerald
sábado, 22 de agosto de 2020
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Qual o modelo do Super Expert
Recentemente li um artigo no fórum Hiarcs questionando sobre a versão do modelo do Super Expert. Interessante a resposta:
"existe uma maneira fácil e confiável de descobrir que versão é: Com os níveis de seletividade ...
Primeiro você deve reiniciar o SE (com o botão na parte inferior; você certamente sabe, como fazer isso)
Se você pressionar " definir nível "e você verá" nível xx sel 5 ", então é um" C "(tem 7 níveis de seletividade; pode ser alterado com as teclas de seta); se for "nível xx sel 3", então é um "B" (5 níveis de seletividade)
E se você vir apenas "nível xx", então você realmente tem um "A". A seletividade desta versão só pode ser ligada ou desligada (se bem me lembro com o campo "h8" no modo de configuração de nível)."
Ainda, verificar os modelos disponíveis, a saber:
A é 878
B é 887
C é 902
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Chess Life - março de 1980 - interessante para ler e opinar
The debate between Harold B. Dondis and David Levy in the September Chess Life & Review [" Does the -computer violate the laws of chess'?") is of interest not for what they debated but for what they left o,ut: the real issue. The real issue is that the continued development of computer chess , is liable to seriously diminish or destroy the game. It will destroy both its prestige, with consequent loss of public interest and investment, as well as appreciation of its beauty, its unique melding of human logic, creativity, esthetics and competitive spirit. Dondis may well write, as he does, "... the computer can always'be barred later, after its pre: dominance becomes clear." By then, it will be too late. By then, chess will no longer be chess. It will be glorified tic-tac-toe. One must agree with Levy—the program that defeats Karpov will use advanced and subtle strategy to decrease the number of possible positions that must be analyzed. Since there is no reason, in principle, why such a program could not be developed, we can be confident that it will come into being sooner or later. What will be the consequences of this unbeatable chess computer'? For the chessplayer, serious or professional, there will be no more original opening theory, nor indeed original chess theory at all. Specifically, there will be no innovation, no trends, no philosophizing, no surprises. All will be known. Chess will be left with the intellectual appeal of Newton's two-body problem. The computer may well produce games of eerie beauty, stunning moves; but it will all be dead. Chess is appealing to chessplayers and the public because, when played beautifully, it is a human achievement—Chernev might even say, an art form. If a computer, and not Rubinstein, had printed out QB1 in the famous Rubinstein-Capablanca encounter of some SO years ago, who would care? Essential to the beauty of that move was the fact that Rubinstein thought of it Iinsis.t that Q-B1, made by Rubinstein, is beautiful; made by a computer, is dead. This is not a matter for debate; it simply acknowledges psychological reality.