terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Music and Chess – GM identity revealed!

A poucos dias li uma matéria publicada na chessbase dissertando sobre música e xadrez. Ao que parece, preferiram dar um tom abrangendo somente o contexto de música erudita ou clássica, como vocês preferirem.

Ainda, envolveram no raciocínio o compositor Johann Sebastian Bach.

Assim, não é a primeira oportunidade que leio acerca do envolvimento do xadrez com música, notadamente erudita ou clássica.

Ora, poupem, dizer sobre enxadristas que adoram Bach e outros do gênero não prestando atenção na música moderna me faz concluir: 

Primeiro, não é para qualquer um escutar com o discernimento necessário música popular, jazz, pop entre outras, necessário ouvido acurado. Ademais, tempos de Bach e outros não se conhecia ou não se usava os acordes dissonantes, a escala era puramente redonda, 7 notas, sabendo que sempre existiram 12 graus.

Necessário interromper um ciclo dizendo que é elegante ou sofisticado gostar de música erudita, uma vez que, na maioria das vezes, quem escuta, não sabe distinguir o que o compositor gostaria de transmitir. Música é música, ou ela é boa ou não se escuta.


Nenhum comentário: