sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Move overhead

O texto abaixo representa uma tradução livre do original em inglês.

O que o autor deseja dizer é que em partidas entre computadores, dependendo da configuração dos motores ou engines, ou um ou outro pode perder no tempo, fato que em principio poderia parecer ficção. Seria difícil imaginar "engines" perderem uma partida no tempo.

De qualquer forma, tal fato é possível ante problemas com conexão da internet, lags, etc.. Mas vivo um momento de partidas entre máquinas na internet. A exemplo do que vivi no ano de 2003, onde fiquei entre os 10 melhores do mundo com partidas entre computadores, estou revivendo referido momento. O que de fato mudou neste tempo é que não existem mais "bobos" na internet, ou seja, aquilo que eu dizia 15 anos atras é realidade, 60% a 70% da força do computador está atrelado ao livro de abertura e o resto fica por conta dos processadores. Como tenho um bom livro de abertura, ainda posso brigar com o pessoal novo da sala de máquinas da chessbase, mas para quem está começando, vai gastar muito tempo para colecionar um bom livro de abertura.


Mas o texto traduzido figura como a seguir, nao necessariamente representa minha opinião:

Estes livros que vem com as engines, fritz 15, 16..17...estes não servem ...são brincadeira de criança, os livros são feitos em casa.

Muitos motores têm uma configuração chamada Mover sobrecarga. Eu até li sobre uma fórmula que deveria ser definida em x / 150 + y / 3, onde x é o tempo base e y é o incremento.

Mas o que esse parâmetro faz? É um valor pelo qual o mecanismo pensa que tem menos tempo do que o mostrado no relógio? Para todo o jogo? Ou para cada movimento?

Depende da GUI usada? Eu normalmente defino isso em 100 para Arena, mas uso menos para Fritz ou Shredder. Não que eu saiba exatamente por que faço isso. 

Quanto isso afetaria o desempenho?

Nenhum comentário: