terça-feira, 10 de julho de 2018

Mephisto adquiria a Fidelity - 1989 - um pouco da história - por Computer Chess Reports


A maior novidade do ano foi a aquisição da Fidelity pela Hegener e Glaser, fabricantes da Mephisto. 

Um pouco da história!

As duas empresas manterão suas identidades e linhas de produtos pré-definidas, mas com alguns programas da Fidelity a serem vendidos na Europa pela Mephisto, como o Phantom e algumas unidades de nível iniciante. Também é provável que os módulos para as placas Mephisto com programas da Fidelity serão vendidos no próximo ano. (tal fato não se sucedeu)

A aquisição indubitavelmente significará o fim da amarga rivalidade entre as duas únicas empresas que comercializam computadores de xadrez de 16 e 32 bits. Isto pode significar preços ligeiramente mais altos no próximo ano, mas também pode significar máquinas mais fortes se a Mephisto e a Fidelity cooperarem. Larry Kaufman dizia à época, “que uma outra empresa embarque logo em um modelo de 32 bits, para manter a pressão quanto nos preços assim como no rating das máquinas.”

A Fidelity está prestes a se tornar a primeira empresa a oferecer uma máquina de processador dual. Se o aumento de velocidade excede 80%, como Fidelity prevê, as máquinas dual podem permitir que permaneçam competitivas com a Mephisto. Os Elites agora têm a capacidade de "aprender" com os erros, mas isso para algumas posições, pois o aprendizado é específico.

A Novag fez a transformação mais significativa este ano (1989) em última análise, em contraste com sua abordagem anterior de seletividade apenas na última camada. Isso parece ter tornado o novo programa muito mais forte no nível de xadrez, mas apenas moderadamente tanto em partidas rápidas quanto em partidas de torneio. Esta mesma seletividade também causou um aumento na força do Super V.I.P. sobre o antigo V.I.P.

Para os computadores da Fidelity tem-se que o mais interessante deste ano é a linha de Elite 68000, 68020 e 68030, conhecida como versões 1 a 10.
Na verdade, existem apenas 8, tendo em vista que a versão 1 não será lançada e versão 10 deverá ainda deverá esperar por algum tempo. Agora temos o programa Mach III com pequenas melhorias, e o novo recurso de aprendizado, que faz com que o maquina varie seu jogo para evitar perdas repetidas.

As versões com RAM extra (versões 3,4 e 7) claramente não valem a diferença de preço a ser cobrada, pois cada duplicação de RAM acelera o programa em 8% (de acordo com a Fidelity), valendo 8 pontos de avaliação segundo Larry Kaufman. A Fidelity espera que as versões de processador duplo funcionem 80-90% mais rápido do que os modelos de processamento unitário correspondentes, mas isso é apenas uma previsão até o momento. Se isso for verdade, o computador dual promete ser o melhor valor na linha Elite, mas referido fato precisa ser provado. Neste sentido, as versões 2, 6 e 9 é para ser considerado com a devida reserva.

O Versão 2, o Elite 2265, usa o mesmo processador (16 MHz 68000) e programa (ligeiramente refinado) como o Mach III, mas com o dobro da RAM (adicionando 8 pontos de classificação) e o recurso de aprendizado. Embora os eventos subsequentes tenham mostrado que o Mach III é superestimado em 2265, merecendo um melhor teste.

Dizia o artigo que quando comparado com o Polgar e Super Expert B, eles são de força semelhante a níveis rápidos e intermediários, enquanto o Elite começa a mostrar força superior a 2 min / movimento ou mais lento. Ambos os modelos são em madeira com características excelentes de qualidade.

A versão 6, a Elite 2325, tem o mesmo programa (novamente ligeiramente melhorado), processador 68020 a 20 MHz e RAM como Mach IV. Sua classificação de 2325 provou ser mais justificada do que a classificação da versão 2265, versão mais lenta, e uma série de testes contra oponentes humanos e de computador mostrou que ela é praticamente igual em força ao Mephisto Almeria 32 bits (que é executado em apenas 12 MHz). No entanto não parece ser competitivo com o Mephisto Exclusive Portorose 32 bits de preço comparável, pelo menos em 40 lances por duas horas.

Um comentário:

Sniperchess14 disse...

Olá amigo... fiquei conhecendo o blog através de dicas do colega Antonio Marques... eu sempre quis ter um computador de xadrez, mas não encontro aqui no Brasil. Por acaso vc sabe onde tem para vender? Queria um para treinamento, que tivesse no nível máximo pelo menos uns 2.200 de rating.