DGT Projets

Em 1992, chega ao mercado a DGT. Os fundadores Ben Bulsink e Albert Vasse criam a empresa DGT Projects. Os principais produtos à época eram o relógio de xadrez digital e tabuleiros eletrônicos, xadrez e damas. No sítio do DGT há vários vídeos que relatam a história da DGT, principalmente quanto ao desenvolvimento do relógio digital, desde a sua concepção até o momento de ser aceito internacionalmente e considerado relógio padrão pela Federação Internacional de Xadrez, Fide.
Outros produtos foram desenvolvidos e atualmente a DGT leva o nome de "Digital Game Technology". Ao contrário dos fabricantes mencionados, DGT optou por seguir uma postura diferente, fabricando produtos para profissionais do xadrez, inobstante sem perder o foco para produtos destinados aqueles que desejam se aperfeiçoar no aprendizado do xadrez. O tabuleiro não contém leds, entretanto oferecem múltiplas conexões, seja com os principais programas de xadrez da atualidade e outros programas com ferramentas próprias desenvolvidas pela DGT. O tabuleiro é robusto, com dimensões aprovadas pela Federação Internacional de Xadrez e dificilmente apresenta problemas. O sistema eletrônico ocupa uma pequena parte do tabuleiro com fácil acesso para manutenção. O sistema de reconhecimento de peças foi aperfeiçoado,  podendo deslizar a peça no tabuleiro, sendo que o sistema entende que da casa d2 para d4, passando por d3, o sistema compreende que o jogador efetivamente quis colocar a peça em d4. Também pode-se atualizar o "firmware" contido no circuito, já que contém uma eprom onde se pode escrever novas instruções.

Entende-se por "firmware" o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Firmware.

Recentemente, DGT disponibilizou no mercado o tabuleiro com dispositivo bluetooth, de forma que se pode conectar o tabuleiro ao computador sem o incômodo dos cabos. O tabuleiro com o relógio digital XL resultam em um par excelente. O relógio, além de mostrar o tempo para cada jogador, combina os lances na notação algébrica. Em termos de qualidade, considero a DGT semelhante a Martin &Co. E novidades estarão por vir, principalmente quanto ao dispositivo bluetooth. Alia-se a este fato que Ruud Martin, autor do "Revelation II" se associou à DGT, incorporando ao seu projeto o sistema patenteado pela DGT de reconhecimento das peças. Ver em http://www.phoenixcs.nl/index.php.



Em contato com a DGT, indaguei qual teria sido a influência da empresa TASC, que em tese, teria implementado o sistema de reconhecimento de peças. Minha curiosidade, também consistia nos números de tabuleiros comercializados e/ou produzidos até então.

Segundo a DGT, são os seguintes números aproximados acerca do volume de produção:



a) in 1998 when we developed the e-Board hardware DGT teamed up with TASC who did the software. But after that both companies went their own way.


b) Approximately 15.000 e-Boards have been produced since 1998. Since the availability of the USB e-Boards, there is an approximate 50/50 split in use for tournaments and personal use at home.

DGT Wireless - Bluetooth




DGT Serial - número de série 8169








Cabo DGT Serial




DGT Ajuste da sensibilidade das peças