domingo, 29 de maio de 2011

Poucos no Brasil mantem a história viva quanto aos micros dedicados de xadrez

De fato, somos poucos no Brasil que mantemos a história viva quanto aos micros dedicados, visto que com advento dos PC's, muito mais rápidos e com engines poderosas, o interesse pelas máquinas dedicadas foi diminuindo. Paradoxalmente, a maioria dos jogadores ainda tem dificuldades em ganhar destes computadores.


Embora  os computadores pessoais proporcionarem programas e interfaces de xadrez em uma enorme diversidade, por preços módicos e na maioria das vezes gratuitos, não temos o xadrez real, com peças e tabuleiros, somente uma tela com elementos gráficos.


Em linhas gerais, na década de 70 e 80, reinavam os computadores enormes, depositados em salas especiais, refrigeradas e operados por poucos. Os preços eram absurdamente proibitivos. Para os computadores pessoais, a versão primitiva foi lançada em 12 de agosto de 1981 e seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de 12 engenheiros da IBM, mas longe de competir na época com os micros dedicados. Resumindo, o pc original tinha uma memória de 256 Kb, 64 Kb na placa-mãe e três placas de expansão de 64 Kb. O processador era um Intel 8088 (processadores AMD começaram a ser usados depois de 1983), rodando a 4,77 MHz. Ele foi vendido pela IBM em configurações com 16 Kb e 64 Kb de RAM pré-instalada. Segundo consta em http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM-PC, tem-se que em 1987, tínhamos um computador com processador 80386 rodando em uma velocidade de 33 MHz, ao passo que próximo à época, já se falava no computador dedicado de xadrez, Elite v. 10, rodando em um processador motorola 68040 @ 72 MHz, 32 bits. Apenas 10 peças com este processador foram construídas, e especulou-se que Karpov teria utilizado uma destas máquinas para analisar as partidas contra Kasparov, na disputa pelo título mundial. Quando se fala em "PC Computers", como é conhecido ainda, até 1989 foram lançadas as seguintes configurações:



Em 1986 tínhamos computadores dedicados competitivos, fabricados pela Fidelity Electronics, tais como Elegance B (6085/AS12B), Elite Avant Garde Mobile Master (6081), Elite Avant Garde 2100, sendo possível manter o mercado aguçado e com vendas crescentes. O preço era o problema. Vários foram os Gm's que perderam para computadores dedicados, em simultâneas ou em partidas rápidas. Karpov, em simultânea realizada 1990 perdeu para Mephisto Portorose - processador 68030, fabricado pela Mephisto, http://www.schachcomputer.at/gesch26.htm

Nesta época, os preços das máquinas de xadrez eram proibitivos, já que os primeiros Pc's não conseguiam velocidade compatível e programas de boa qualidade, e a Fidelity, Mephisto, Saitek, Novag dentre outros, tinham preços abusivos. Entretanto, momento seguinte, ante a popularização no mercado dos Pc's a Mephisto viu-se obrigada em 1991 a reduzir drasticamente seus preços, pois alguns computadores dedicados que eram vendidos por DM 2000 caíram pela metade. 

Imaginar que o microprocessador Motorola 68020, que incorporou o Mac II da Apple custava à época uma fortuna, década de 1990, hoje é possível adquiri-lo por menos de R$ 50,00. Este processador está incorporado nas máquinas da Fidelity e Mephisto de 32 bits, tais como o Elite Avant Garde Versão 2 e seguintes, Portorose 68020, Genius 68020, 68030 e assim por diante. 
http://www.cobit.xpg.com.br/materias/mac.htm

Este e outros assuntos são tratados na entrevista que realizei com o colecionador Ismênio Souza, brasileiro residente nos EEUU, referência para muitos dos enxadristas que admiram os computadores de xadrez dedicados.

Em breve!

Um comentário:

Antonio Marques disse...

Legal este post! E que venha a entrevista com o Ismênio!