Acerca das memórias acima, queira por gentileza consultar o link abaixo, "datasheet"
"On the Chess-board lie and hypocrisy do not survive long." Lasker’s Manual of Chess by E. Lasker (New York, 1927), page 262. "Computers are incredibly fast, accurate and stupid; humans are incredibly slow, inaccurate and brilliant; together they are powerful beyond imagination." -- Albert Einstein
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Crafitz, Inc - Great Game Machine
Modulos, partes e peças, memorias, processadores e computador propriamente dito:
Acerca das memórias acima, queira por gentileza consultar o link abaixo, "datasheet"
Acerca das memórias acima, queira por gentileza consultar o link abaixo, "datasheet"
terça-feira, 27 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
DGT - software 1.8 e peças profissionais
As peças "timeless" e "classic" são as mais usadas. Nesta postagem, o tabuleiro figura com as peças "classic" e versão - eprom 1.8. Ao contrário dos demais tabuleiros eletrônicos, cujas as peças contém imãs na base, DGT usa tecnologia diferenciada, com patente reconhecida, ao contrário de imãs. Na base das peças existe um sistema eletrônico para o reconhecimento das peças no tabuleiro. Por isso, há quem diga que as peças não poderiam conter o peso desejado, tendo em vista que chumbo ou ferro, poderia interferir no dito reconhecimento. Aliás, este reconhecimento de peças com essa tecnologia não se constitui em novidade, pois no passado, tabuleiros como o Tasc e Bavária, já dispunham deste reconhecimento, ver em:
Entretanto, no que tange ao Tasc, na minha opinião o melhor tabuleiro já construído, há quem diga que a fabricação foi interrompida por problemas de patente, porém, há que conferir. No momento, espera-se a conclusão do projeto da http://www.phoenixcs.nl/index.php que promete o tabuleiro com 81 leds e com a tecnologia da DGT, veremos. Particularmente, creio que este produto será destinado para uso não profissional, Desenvolvimento Ruud Martin visto que em torneios, principalmente para jogadores com pontuação elevada, seguramente os leds poderiam criar problemas. Digo isso porque certa vez disse Karvov: "após 3 horas sentado jogando uma partida, qualquer luminosidade fora dos padrões normais incomodaria" e ver um led piscando, sinceramente não saberia dizer qual seria a reação de um jogado com rating igual ao dele.
Para quem deseja adquirir, sugiro a versão eprom 1.8 ou superior. Com a interface Arena, Fritz, Chessbase, dentre outras, DGT trabalha muito bem, ressalvando que algumas engines, aquelas mais fracas, costumam travar durante a partida. Ainda, é possível ajustar a sensibilidade das peças, ante dispositivo contido no DGT.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Xadrez na Europa
Algumas fotos demonstrando como o xadrez assume popularidade na europa. (fotos por Ricardo Igreja)
França
Austria - Salzburger
sábado, 17 de setembro de 2011
Alexander Grischuk x Vassily Ivanchuk
mas um daqueles jogos em que o final torna-se importante e relevante, principalmente em função da escassez do tempo.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Algumas palavras sobre o inesquecível Pacine (por Dilmar Lazaro Vieira da Silva)
Segundo conta um enxadrista da época:
"1968 em Campinas contra a equipe da casa, que contratou um Mestre Uruguaio para enfrentar o Pacini, depois da vitória do Pacini e de Itararé ele foi entrevistado onde fizeram a seguinte pergunta: “Sr. Pacini como conseguiu vencer um mestre como o Uruguaio que possui vários títulos e venceu recentemente um torneio em seu país de origem ?”
Resposta: Ninguém me falou que ele era tudo isso."
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Disse um colecionador
"There is no need to own tens or hundreds of dedicated chess computers unless you're bitten by the collector bug."
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Judit Polgar - FIDE World Chess Cup 2011
Não obstante o propósito deste blog esteja voltado para explorar o vasto campo dos computadores de xadrez, vale a pena mostrar este brilhante jogo conduzido por Judit Polgar. Um final de difícil arremate, seja pela pressão do tempo ou pelo stress como queiram, mas Judit com calma, aparentemente por óbvio, conseguiu vislumbrar a linha ganhadora após sucessivas inda e vindas. Caso se alongasse, o jogo terminaria em empate, seja por 50 lances ou por repetição de jogadas. Para o oponente, Dominguez, restou saudar Judit.
sábado, 3 de setembro de 2011
Chess Challenger - Super Nine
Super Nine, pelo que se constata não foi um sucesso de vendas da Fidelity, mas raro em função das poucas unidades vendidas.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Fidelity Chess Challenger - Champion
O primeiro desta série foi lançado em 1980, mas não levava título "Champion". Momento seguinte, pelo que tenho notícias, foi incorporado o programa que ganhou o primeiro campeonato mundial em londres, 1980. Assim, existem duas versões, sem contar outras que dobram o processamento original de 2MHz. O fato é que estas máquinas ainda funcionam e guardadas como sucatas. Depois da pequena reforma, figuram como novos. Há quem diga que de 1983/86, foi os anos dourados para estas máquinas.
Kasparov defende o uso do xadrez na educação (fonte: Globo.com)
"O ex-campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, participou nesta quinta-feira
(1º) de uma partida simultânea contra 20 crianças e jovens no Teatro do Sesi São
Paulo. Antes da apresentação, Kasparov deu uma palestra na qual destacou a
importância do uso do xadrez na educação. De acordo com Kasparov, o xadrez é
muito importante na formação dos estudantes, pois desenvolve o raciocínio e
novas habilidades." (fonte: Globo.com)
Assinar:
Postagens (Atom)