segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tabuleiros de Xadrez e suas peças


Além das máquinas dedicadas, (computadores de xadrez como alguns preferem) as quais possuo uma modesta coleção, tenho um fascínio por peças de xadrez alternativas, as quais podem ser usadas nos diversos computadores de xadrez. As peças originais, anos 80/90, não me agradam, seja porque os fabricantes privilegiavam as máquinas ou se optassem por peças com acabamento superior, os custos seriam mais proibitivos do que foram no passado. Não me refiro as peças artesanais, com modelos exóticos, digo sobre peças que contém "designer" e peso  diferenciados, principalmente nos cavalos e peões os quais podem ser notados rapidamente. Já disse alhures, que as peças devem ter uma proporcionalidade em relação ao tabuleiro propriamente dito. Cada conjunto de peças tem suas particularidades, ou por terem os peões com altura diferenciada e  particularidades específicas, também pela altura da torre, além dos detalhes do cavalo que admito ser a peça mais difícil de fabricar. Assim, espero sugestões, não esquecendo que respondo todos "e-mais" sobre dúvidas e como adquirir peças que melhoram o visual e conforto para jogar. Por enquanto, deixo de postar a totalidade diversas peças originais, priorizando nesta postagem as peças alternativas. 
Novag Citrine, por se constituir no último desenvolvimento da Novag, as peças originais não se constituem em uma opção a altura do tabuleiro, como na figura ao lado.


Peças do Citrine com desenho e qualidade superior as originais

Por sua vez, o Citrine quando utilizado com pelas alternativas, tem uma aparência muito melhor. Notar as características do cavalo de demais pelas, pois além de terem peso, tornando o manuseio mais confortável, em nada se compara com as pelas originais. Outro modelo de peças para o Citrine, embora com peças menores, contém peso, melhorado o aspecto visual do tabuleiro.

Peças do Exclusive, Elite ou ainda do Super Expert, originais e alternativas.

Para fazer conjunto com os tabuleiros Elite, Exclusive ou ainda Super Expert, tenho as seguintes peças, ressalvando que não estão listadas em sua totalidade. Por exemplo, para o Elite, a Fidelity disponibilizou duas categorias de peças originais, uma delas figura ao ao lado.

Para o Prestige, máquina bem construída, robusta, quase atingindo o tamanho oficial, suas peças originais são como a seguir:


Outras peças podem ser usadas ou com o Elite ou com Exclusive da Mephisto, como nesta série a seguir:

Talvez este conjunto de peças é a que mais aprecio, tem peso considerável, com detalhes bem preciosos do cavalo e demais peças. Uso nos Elites.
Outro modelo, servindo para o Exclusive e Elite - ver comparação dos peões abaixo.
Idem quanto acima, mas notar quanto a diferença dos peões e torre. Neste modelo, os peões são mais altos e torre com altura menor.
Outro modelo, mas nota-se que os peões tem altura superior quando comparado com a figura acima.






Notar a diferença dos peões, peças aparentemente iguais, mas com detalhes diferentes. Entre a base e topo do peão, reside a diferença e essa distância maior, é que dá o colorido diferenciado da peça.




Modelo para o Exclusive ou Elite, modelo parecido com os demais já listados, todavia com peças imitando ebano.





Todas estas peças listadas tem que ser conter imãs, algumas delas com polaridade adequada, caso contrário não funcionam em alguns Elites.


Peças do Tasc

Estas peças tenho minhas dúvidas se são as originais.










Estas, ao contrário, me parecem as originais fabricadas pela Tasc. Me agradam mais estas pelo detalhe diferenciado dos peões. Notar que as peças do Tasc não são imantadas, possuem dispositivo de frequência eletrônica que fazem o auto reconhecimento das peças no tabuleiro.

Nenhum comentário: