quarta-feira, 4 de abril de 2012

King's Gambit solved - Vasik Rajlich

Frederic Friedel da Chessbase, entrevistou recentemente Vasik Rajlich. Rajlich explanou acerca da máquina de  Lukas Cimiotti cujo conjunto de computadores conectados em paralelo, aglomerado de computadores, atingem 300 cores. Estes núcleos tem sido usados pelos atuais mestres desafiantes ao título para preparação de seus jogos. Menciona na entrevista ter conectado no IBM POWER 7, a nova versão de Rybka. IBM POWER 7 tem nada menos do que 2.880 núcleos rodando a 4,25 GHz, com 16 terabytes de memória. Diz ter desenvolvido um algoritmo, com objetivo de classificar determinadas posições de aberturas, que conduziria a perda ou empate para as brancas especificamente na abertura gambito do rei, concluindo do ponto de vista matemático ante um determinado lance de abertura. Absurdamente, como disse Frederic, não seria uma máquina para enfrentar um humano. Vasik Rajlich utiliza o termo "gazillions" alguma coisa na ordem de 10^100 afirmando ser um número maior do que as partículas do universo, realmente algo difícil de imaginar para uma máquina. Enfatiza ainda que quando Rybka valoriza uma posição em +5, 12 ou mais, matematicamente a posição estaria correta ou melhor, com 99,99999% com possibilidade de mate eminente. Disse que os computadores apontam o movimento correto, mas não explicam o motivo. No mais discorreu sobre o projeto, tempo transcorrido para análises.
Assim, para quem deseja ver a matéria completa, consultar em http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=8047

creditos da matéria: chessbase

Na verdade a estória relatada, mas se parece com aquelas brincadeiras da chessbase em 1 de abril, data em que no passado as pessoas vinham com brincadeiras, mencionando fatos inusitados. Isso caiu em desuso, não tendo mais graça alguma, pelo menos no Brasil. No exterior, ainda existem estas brincadeiras, que pouca graça tem, exceto para alguns babacas, que ainda se divertem com isso.

em tempo:
 
injustas as acusações à Rajilch acerca da possível cópia de alguns códigos de programação da engine Fruit. Injustas porque a Chessbase deu oportunidade para a defesa e isso foi amplamente divulgado no sitio chessbase.com o que se entenderia por cópia e aquilo que se poderia ser definido como domínio publico, acerca da arte de programar. Aliás, até a época em que Rajilch passou a distribuir Rybka através da Chessbase, eu tinha contado direito com ele, recebendo gratuitamente as versões de Rybka. Entendo que Rajilch não se prestaria a isso. A partir da venda direta pela Chessbase do Rybka, não mais recebi as atualizações, o que entendo correto e ético por Rajilch.

Nenhum comentário: