domingo, 27 de julho de 2014

Gavon, Pico Chess ou Pocket PC - Windows Mobile e o Xadrez - DGT Board








A partir de 2000 a Microsoft começou a intensificar sua atuação no mercado dos "PDA's". A sigla PDA's "Personal Digital Assistants", conhecidos como Palmtop, designa um pequeno equipamento com funcionalidades de computador e foram desenvolvidos com a finalidade compartilhar os dados com PC. 
Em resumo, as versões deste sistema operacional evoluíram, pocket pc 2002, Windows Mobile 2003, Windows Mobile 2003 segunda edição, seguido do Windows Mobile 5.0 e WB 6.0. Versões com celular integrado, uma combinação de telefones celulares, multimídia, dentre outras facilidades. Para as versões equipadas com Windows Mobile o processador eleito consistiu na arquitetura "ARM" 

Arquitetura ARM (primeiramente Acorn RISC Machine, posteriormente Advanced RISC Machine) é uma arquitetura de processador de 32 bits e é usada principalmente em sistemas embarcados. Muito usada na indústria e na informática, seu desenvolvimento se deu visando obter o melhor desempenho possível, com a limitação de ser simples, ocupar pouca área e ter baixo consumo de energia. "http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_ARM".

A Intel aderiu em seus produtos os processadores XScale, processadores com arquitetura "ARM" incluindo várias famílias, IXP, IXC, IOP, PXA and CE, valendo dizer que os PDA's com Windows Mobile foram equipados com processadores ARM - XScale. Com a vinda dos smartphones, a produção dos PDA's foram descontinuados.

Vários aplicativos foram escritos para rodar nos pocket's pc. Dentre estes aplicativos, destaco aqueles direcionados ao xadrez. Richard Lang, com o programa Genius, também Hiarcs, Pocket Grand Master, Shredder. Quanto ao melhor programa referencio o aplicativo desenvolvido por Alain Zancheta, denominado CEboard. O diferencial deste programa reside na facilidade de comunicação com várias máquinas dedicadas, seja por intermédio da saída física serial dos pocket pc ou pela conexão Bluetooth. O CEboard trabalha com as engines CraftyClassic, Fruit231.1, Fruit231.2, GambitFruit.1., TogaII.1.0. Craftclassic pode ser ajustada em várias personalidades e força de jogo. Por fim, uma vez que a fabricação dos pocket pc foram descontinuados, face o seu obsoletismo, resta esperar o desenvolvimento de programas que possam ser compatíveis com os sistemas android ou OS da Apple, com facilidades de integração com as máquinas dedicadas e DGT. As vantagens de usar o pocket pc, vejo positivamente para quem possui DGT equipado com bluetooth, uma vez que os fios são eliminados. Desvantagem, reside em possuir um dispositivo descontinuado, embora vários programas ainda estão disponíveis. 

Nenhum comentário: