domingo, 14 de agosto de 2016

Os correios do Brasil e os importados

Este é um artigo para os que vivem do xadrez como fonte de renda, para aqueles que gostam de jogar xadrez e precisam comprar peças e acessórios importados. 
Pois bem, a gestão pós Fernando Henrique Cardoso referido governo se constituiu em uma verdadeira tragédia para o povo brasileiro, haja vista os escândalos divulgados pela operação “lava jato”. 
O tema objeto desta postagem, consiste “Os correios do Brasil” que passaram a exigir o pagamento dos tributos em moeda corrente, ou seja, “dinheiro vivo”. Os correios passaram a não aceitar pagamentos efetuados por cartões de débito ou crédito e muito menos em cheques.
Ora, se não bastasse a elevada tributação generalizada de 60% aplicada sobre o valor do produto mais o frete, diga-se tributação absurda e inimaginável quando comparada com os países civilizados, o importador, pessoa física ao se dirigir aos correios terá que levar em seu bolso dinheiro vivo, quebrando todas as regras de segurança recomendadas por especialistas. Em outras palavras, para cada 1000 reais importado, leve no bolso 600 reais.

Anote-se sobre a tributação:

"No uso das competências atribuídas pelo referido dispositivo, o Ministro da Fazenda editou a Portaria MF nº 156, de 24 de junho de 1999, que dispõe, no § 2º do art. 1º,  que “os bens que integrem remessa postal internacional no valor de até US$ 50,00 (cinqüenta dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.”  Em sentido contrário a Receita Federal está tributando valores ínfimos, não cumprindo dispositivo legal.

Por sua vez o Decreto-Lei 1804 de e de setembro de 1980, dispõe sbre a isenção de produtos até 100 dólares americanos. Ver em isenção de impostos.

Em outras palavras, se você não reclamar, eu não reclamar, como vamos fazer com  que eles cumpram a lei?

Além disso, consultando o Ministério da Fazenda, responsável pela Receita Federal, recebi em resposta os seguintes dizeres “fale com os correios”, consultando os correios, recebi em resposta “fale com o Ministério da Fazenda”. Claro está existe um jogo de “empurra”.
Com o atual governo, não se sabe como as coisas vão se desenrolar, mas o procedimento é comparável a um botequim. Não se tem notícias que outros tributos, IPTU, taxas e contribuições tenham que ser saldadas em dinheiro vivo.
Em síntese há que sentir saudades da gestão de Fernando Henrique, saudades de Gustavo Franco. O Brasil caminha em sentido contrário ao desenvolvimento, abertura do livre comércio e assim por diante. Está distante, fechado.
Não há como sustentar um procedimento medieval, fruto de governos autoritários e com ideias que fogem do razoável. Enquanto ficamos a mercê de tantos desmandos, a presidente e outros pertencentes ao governo anterior andam de bicicleta, obviamente, vida boa, com salário garantido
É um desrespeito. A esperança é que estes mentores repensem na porcaria que implementaram e que todos esses corruptos, ladrões, sem exceções, sejam colocados atrás das grades, ante o mal que fizeram ao Brasil. 
Repito, saudades de Fernando Henrique e sua equipe.





Nenhum comentário: