domingo, 12 de abril de 2009

Chips 6502, 65C02, H8 x Xscale

Um dos fatores que colaboraram com o descarte de minhas máquinas na década de 90, foi a incapacidade delas em processar lances ganhadores quando comparados com os programas lançados para PC. A problemática residia na velocidade de processamento dos chips 6502, 65C02, H8 dentre outros. A qualidade dos programas rodando em 6502 e outros são inegáveis, todavia a grande lacuna, infelizmente não resolvida, ficava por conta da velocidade de processamento, capacidade das memórias RAM e ROM, limitadas para os chips declinados nesta matéria. Para se ter uma idéia, Rybka 3.0, processando a 64 bits traz consigo cerca de 2,8 Mbyte de programa, portanto um absurdo quando comparado com os programas da década de 90.

Todavia, para amenizar, alguns testes com Polgar, em confronto com o Ipaq processando Chess Genius @ 300 MHz, tem-se que as duas primeiras partidas, Chess Genius respondeu de forma instantânea, enquanto Polgar coloquei no nível de 15 minutos para partida inteira. Foram duas vitórias de Polgar. Posteriormente, dando um segundo por movimento ao Ipaq Genius, o programa Genius ganhou e decidiu pelo movimento 35.

Ainda, o Ipaq contra alguns jogadores rateados em 2000, jogando de forma instantânea, os resultados foram totalmente favoráveis ao Ipaq, significando que jogadores com 2000 de elo perdem para o Ipaq em relâmpago 3+0, ainda processando em forma instantânea. Assim, conclui-se que o programa Polgar e outros são interessantes, mas limitados quando se exige rapidez.

Assim qual seria a solução para termos dedicados com força próxima aos programas para PC. Ruud Martin, após longa escassez no tocante a desenvolvimentos, lançou Ressurection I e II com processadores similares ao Ipaq. Mas algumas proibições: custos altíssimos e memórias ainda com capacidade limitada, impedindo a gravação de tabelas de finais, posicionamento de hashtable em forma configurável. Ver http://electronicchess.free.fr/parties/resurrection.html.

Quanto aos pcs, a cada dia a velocidade aumenta absurdamente, com núcleos e mais núcleos em baixa voltagem, propiciando assim amplas possibilidades de overclock. Mas sem dúvida, os dedicados ainda nos confortam, pois ainda oferece combatividade com jogadores abaixo de 2000 de elo. Quem sabe os custos dos processadores Xscale estabilizem de forma a baratear novos desenvolvimentos.

Nenhum comentário: