quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rybka 4 and Stockfish 2.01 running in 64 bits




Rybka 4, melhor engine não há dúvida, é unanimidade no playchess, mas porque aparentemente analisa menos lances por segundo? Meus testes no I7 980, 12 cores, na realidade 6, mas trabalhando em HT, 12 cores, sem overclock 3,34, analizando uma posição durante 8 minutos, gabinete fechado com cooler Zalman, a temperatura chegou a 78º C, normal até 77º C.


Por outro vértice, stockfish 2.01, por enquanto a segunda melhor engine, atinge em 3 minutos aproximadamente 10.000 Kn/s, mas utiliza 8 cores, deixando 4 cores para split. Entretanto, cuidado com a temperatura, com voltagem de 1,21, atinge a 87º C, assim um watercooler é recomendado ou  gabinete totalmente aberto,  propiciando melhor refrigeração e ventilação auxiliar, mas isso não resolveria totalmente o problema da temperatura. Watercooler para não perder o processador.

Se você deseja ter um sistema competitivo para xadrez entre máquinas pense em dois pontos fundamentais:


a) sistema de 64 bits, a engine processará 60% mais rápida;
b) livro de aberturas, corresponde a 60% da performance do jogo, portanto, descarte os livros normais que vem com as interfaces fritz ou Rybka;
c) consulte livro de abertura de bychamp ou bychamp_II, 2830 de rating em 3+0

Com a nova versão 2.01, em partidas de 10 x 10, ou 25 x 25 stockfish está melhor, mas não o suficiente para ganhar de Rybka. Em blitz 3 x 3,  Rybka dispara.





Outra engine importante chama-se Critter -  0.90 rodando em 64 bits. Disputa com stockfish 2.01 a posição de segunda melhor engine. Os teste em 3 x 3 indicam stockfish melhor. O fato é que existem muitos clones, e não se tem conhecimento exato da origem da compilação desta engine.
Para quem deseja fazer testes considerando a força da engine, recomendo utilizar o livro de aberturas que disponibilizo nesta postagem, visto não existir linhas ganhadoras. Também, a exemplo de Rybka, disponibilizo as partidas para análise.

Por critério, ambas as engines trabalharam com dois processadores.


Nenhum comentário: