segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Torneio Memorial Antonio Rocha - Campinas

Encaminhei um protesto a FPX acerca da não divulgação dos lances do torneio Memorial Antonio Rocha que está sendo realizado em Campinas, reunindo vários GM's, dentre eles, Mecking. Não obstante a credibilidade dos GM´'s que estão disputando o torneio, obviamente que Mecking ainda alavanca qualquer torneio no Brasil, criando expectativas quanto ao seu desempenho, gostem ou não aqueles que pensam de forma contrária. Em resposta, o árbitro do torneio, ao qual desde já empresto os meus respeitos, considerou o seguinte:
Caro Sr. Osvaldo.
O torneio de Campinas tem total apoio da FPX, mas não foi de sua iniciativa, e sim do Sr. Gilberto De Nucci, que inclusive está participando do torneio e copiado neste email. Aliás quando coloquei ao Sr. De Nucci a possibilidade de colocarmos no ar as partidas, ele foi bem claro que isso não era prioridade do torneio para ele, MAS que se as colocasse no ar estaria tudo bem. Claro que tentamos colocar à disposição o mais rápido possível as informações para os apaixonados do xadrez, mas em nenhum momento foi divulgado que o faríamos. Com esse espírito e para que vocês possam ao menos acompanhar essas transmissões, colocamos um link à disposição http://www.fpx.com.br/2011/torneios/arocha/aovivo.html
Grato pela compreensão
Christian van Riemsdijk
Árbitro do Torneio

O fato é que as partidas passaram a ser publicadas, e respondendo ao e-mail ao respeitável árbitro, considerei:
Prezado Sr. Christian van Riemsdijk
Agradeço por responder meu e-mail. O fato da federação em momento algum divulgar que as partidas seriam divulgadas "on line", não convencem os leitores, pois como já disse, difícil imaginar que para um torneio deste porte não teríamos a transparência necessária com a divulgação dos lances "on line". Seria um contra-senso, com meus respeitos obviamente. Entretanto, as partidas estão sendo divulgadas e isso vai ao encontro daqueles que amam o esporte. Apenas um esclarecimento: Na partida abaixo, as brancas tem vantagem decisiva ao extremo, desta forma pergunto por que empataram?
(21) De Nucci,Gilberto (2066) - Saldano Dayer,Horacio (2401) [C78]
Memorial Antonio Rocha (2.7), 14.01.2011
1.e4 e5 ........... 40. h2 h6 ½–½
Com meus respeitos;
Oswaldo Monteiro

Continuando, em resposta o árbitro do torneio com a gentileza de sempre:

"Olá Oswaldo,
É um prazer estar ajudando. Concordo plenamente que devemos elaborar uma apresentação aceitável. Em alguns casos não é possível por falta de material disponível ou mão de obra qualificada. No caso específico, estou arbitrando  com o AI Alexandru Sorin Segal, que conhece tudo de xadrez mas nada de administração e informática. Isso é ruim pois por vezes atraso na atualização das partidas. De qualquer maneira as partidas estão saindo mesmo que com erros eventualmente.

A partida de De Nucci x Saldano realmente foi estranha. De Nucci é um médico e trabalhou naquele dia, e comentou que estava cansado. Sua desculpa foi que nesta posição apenas analisou Txh6, pois não conseguia mais se concentrar. Não viu Dxc5. Quando ofereceu empate Saldaño abriu um largo sorriso...."

A partida que me refiro é a seguinte:



Obviamente que o detentor das brancas não precisaria capturar em c5, Qg6 seria mortal como mostra Deep Rybka que em segundos viu a continuação. Todavia De Nucci não é máquina, certo?

Nenhum comentário: