quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Houdini Chess Engine

Predominando no playchess nova engine denominada Houdini, versões em 32 e 64 bits. Segundo o autor, supera em 50 pontos - rating Rybka 4. Veremos!

Diz o autor que a engine suporta instruções baseadas em SSE4.2.
Quando um aplicativo é compilado com a opção-xhost usando o compilador Intel ®, irá gerar um conjunto maior de instruções. Por exemplo, se um aplicativo é compilado em um processador Intel ® Core ™ i7 com apoio em instruções SSE4.2 (Streaming SIMD Extensions) e executado em um processador que não suporta o conjunto de instruções SSE4.2, ocorrerá erros de execução que será produzido quando o aplicativo é executado.

"When an application is built with -xHost option using the Intel® Compiler on a processor, it will generate instructions for the highest instruction set and processor available on the compilation host machine. For example, if an application is compiled on say an Intel® Core i7 processor supporting SSE4.2 instructions (Streaming SIMD Extensions), and run on a processor that doesn't support the SSE4.2 instruction set, a runtime error will be produced when the application is run on that processor ....."

Quanto a engine propriamente dita, que suporta estas instruções, após os testes, imagino que vai ser difícil para Rybka manter seu reinado, ou pelo menos passa a existir uma competição saudável entre estas engines.  A esmagadora vitória de Houdini em partidas 3+0 (score 15 a 3,5) e em partidas rápidas 16 + 0 (score 7 x 0) vem provar a força de Houdini.



Já disse em outras postagens, que em partidas de engine x engine, o livro de abertura corresponde a algo de 60% da força no jogo, pois engines raramente eram, humanos comentem "blunders", engines não. Assim para o teste em questão, o livro de aberturas usado no meu teste leva 5 ou 6 movimentos iniciais no máximo, o que não dá margem a vantagem na abertura. Assim, o que foi efetivamente testado foi a força da engine, processando com dois cores para cada uma. Em suma, Houdini gasta menos tempo para fazer seus lances do que Rybka, aceita parâmetros tal como Rybka, mas tem limites quanto ao número de cores, 8 na versão disponível para download, e arremata sempre no final. Existiram jogos que Rybka perdeu no tempo, neste caso já tinha alertado acerca deste bug em partidas no playchess. Agora o mestre Vasik, autor de Rybka o qual conheço e troco e-mails, vai ter que descobrir qual algorítimo faz com que  Houdini esbanje tanta superioridade. Resta dizer que não carreguei Rybka com parâmetros, o que em certos casos pode melhorar o seu desempenho.

partidas para download

Nenhum comentário: