Exceto quanto ao primeiro freestyle promovido pela ChessBase, participei de todos os eventos desta natureza. Freestyle, modalidade na qual os jogadores poderiam consultar suas engines e livro de aberturas durante os jogos.
Pode-se consultar o rating dos melhores classificados, seguindo o link a seguir:
Arno Nickel
O primeiro, segundo e terceiro torneio tínhamos a opção de deixar a máquina fazer o lance automaticamente. Após o 3º freestyle, Chessbase mudou as regras, posto que fomos obrigados a jogar na forma "centaur" ou seja, a máquina não mais poderia fazer automaticamente os lances e sim os participantes. Por este motivo, via de regra os participantes, tinham que ter dois computadores, um para a conexão propriamente dita e a outra máquina, mais potente, auxiliando na ponderação dos movimentos. Vários foram os Gm's que participaram destes torneios. Nakamura jogou, mas outros renomados mestres jogaram, e não tiveram sucesso, isso porque nesta modalidade outros fatores relevantes eram levados em consideraçao, tais como a força do livro de aberturas, potência da máquina, etc. No 3º PAL/CSS Freestyle, tive a melhor classificação, 10º lugar entre mais de 100 participantes, incluindo Nakamura que abandonou, se não me engano antes de completar 7 rodadas. O prêmio era convidativo, 15.000 EUR para o primeiro lugar, 7.500 EUR para o segundo e assim sucessivamente.
The concept and history of Freestyle Chess by Arno Nickel
“Freestyle Chess is a competition between humans, who however are allowed, similarly like in correspondence chess, to make use of any technical or human support forselecting their moves. The major difference to correspondence chess exists in the muchfaster speed of play. From the idea Freestyle Chess is very similar to ‘Advanced Chess’, introduced by Garry Kasparov, in which use of computer however is strongly limited and human help excluded. All these kinds of chess aim for the same purpose: games of high quality.”(From the preamble of the PAL/CSS tournament rules, March 2008)
Maybe it was a piece of luck that in the first Freestyle tournament in 2005 not the favoured Russian GM's asserted themselves, but two chess computer freaks from the US with the legendary handle ZackS. This sensation was worth even Garry Kasparov a column which he put in NewInChess under the futuristic title "Chess 2.0" - so how it is to be explained if grandmasters in spite of computer help lose to amateurs? Kasparov assumed, in fact, like most Freestylers an exception, nevertheless - and this was his real message – the whole story threw a glare on the amazing potential of computer chess.
Many of the favorites in the 1. PAL/CSS Freestyle tournament had done well until the play-off rounds, but versus ZackS they all had their problems. Obviously it was no longer just a question of "tactical control", using the computer for not more as a "blunder check", but a complex system of computer use, which means exploiting all available resources of the hardware and software. This was the real hour of birth of Freestyle Chess, and the slogan of the "Formula 1 in chess" soon circulated.
Pode-se consultar o rating dos melhores classificados, seguindo o link a seguir:
Arno Nickel
O primeiro, segundo e terceiro torneio tínhamos a opção de deixar a máquina fazer o lance automaticamente. Após o 3º freestyle, Chessbase mudou as regras, posto que fomos obrigados a jogar na forma "centaur" ou seja, a máquina não mais poderia fazer automaticamente os lances e sim os participantes. Por este motivo, via de regra os participantes, tinham que ter dois computadores, um para a conexão propriamente dita e a outra máquina, mais potente, auxiliando na ponderação dos movimentos. Vários foram os Gm's que participaram destes torneios. Nakamura jogou, mas outros renomados mestres jogaram, e não tiveram sucesso, isso porque nesta modalidade outros fatores relevantes eram levados em consideraçao, tais como a força do livro de aberturas, potência da máquina, etc. No 3º PAL/CSS Freestyle, tive a melhor classificação, 10º lugar entre mais de 100 participantes, incluindo Nakamura que abandonou, se não me engano antes de completar 7 rodadas. O prêmio era convidativo, 15.000 EUR para o primeiro lugar, 7.500 EUR para o segundo e assim sucessivamente.
Embora publicado neste blog várias postagens sobre o tema:
3º Free style tournament
Interfaces e engines
Torneio preliminar
Além da partida contra Zor_champ, imagino que à época era uma das máquinas mais potentes, interessante a partida contra Rajich, autor de Rybka. Aliás, Rajich com cavalo em e5, pertubou até o final. Poderia ter empatado a partida caso não tivesse errado na digitação ao final.
3º Free style tournament
Interfaces e engines
Torneio preliminar
Além da partida contra Zor_champ, imagino que à época era uma das máquinas mais potentes, interessante a partida contra Rajich, autor de Rybka. Aliás, Rajich com cavalo em e5, pertubou até o final. Poderia ter empatado a partida caso não tivesse errado na digitação ao final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário