quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Testando a velocidade de processamento do seu computador - chess position

Jogam as negras e ganham
A resolução do lance ganhador no meu micro demorou cerca de 5 minutos, isso em função de eu ter ativado a captura da tela. Mas esta posição deriva de um jogo de bychamp_II (meu nick no play chess). Na partida propriamente dita, meu computador achou o lance em 59 segundos, em função do hashtable. Dirk Dagobert  disse que resolveu o problema em menos de 5 minutos, pois se trata de uma posição clássica na qual a ruptura se faz presente, claro existem algumas dicas acerca da posição, pois o bisbo das brancas é chamado de bispo ruím pois seus peões estão concentrados em casas da mesma cor. Clássica ou não clássica, f5! não é tão simples de ver. No Ipaq com a engine Toga II, ficou poderando cerca de 60 minutos e não conseguiu ver o lance ganhador, ou seja, iria fritar o processador sem resolução! Entretanto, com as máquinas atuais, com estes processadores monstros, o xadrez perde um pouco do romantismo, já que num passado recente, digamos há 10 anos, não seria tão simples assim. Hoje já se fala em "clusters" 32 processadores trabalhando em série. Resumo da ópera, muito se aprimorou em meio de jogo, pouco se ganhou em novas teorias de aberturas, tanto que nas partidas entre os melhores do mundo, os lances iniciais se repetem. Por exemplo, a biblioteca do Super Expert C - máquina de 1984/85, verifiquei linhas que são usadas nos dias atuais o que vem mostrar que pouca coisa mudou.






Um comentário:

Antonio Marques disse...

Dá pra ver que não é qualquer máquina que consegue esse resultado. A sua, por ser mais rápida e ter 8 cores, vê muito mais nós por segundo. Mesmo colocando 33 ply na minha eu não encontrei a solução.