quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tabuleiro de xadrez x programas no computador


Diferente de um passado recente, os novos enxadristas e aqueles que se adaptaram plenamente ao uso da informática aplicada ao xadrez, dificilmente estudam em um tabuleiro real. O uso dos programas patrocinados pela Chessbase, a "microsoft do xadrez", se intensificou de tal modo,  que dificilmente encontraremos tabuleiros de xadrez em residências de mestres ou jogadores da nova geração. Alia-se a este fato, inúmeras ferramentas proporcionadas pela internet, cursos gratuitos no youtube e sítios específicos para o aprendizado e aprimoramento do xadrez, tornando-se impossível que esta geração de enxadristas ignore estas facilidades. Os programas de xadrez se tornaram tão fortes, que mesmo aqueles jogadores com pontuação mais alta, terão dificuldades em derrotá-los. kasparov, talvez o jogador mais forte que o mundo conheceu, não conseguiu derrotá-los. Os computadores com velocidades cada vez mais estúpidas, ponderam lances com 40 movimentos a frente, impossível para um humano que talvez, na melhor da hipóteses, conseguiria vislumbrar 10 lances e com algumas variações. Alguns estudiosos ponderam que o xadrez é conceito, concordo, mas lances forçados e táticos, necessário os cálculos. O programador oficial da chessbase tem afirmado que a cada nova versão do Fritz, tem-se uma dificuldade enorme para aprimorar a força específica do programas, ante a enorme variedade de motores similares disponíveis no mercado.

from chessbase: "Mathias Feist is also a programmer and one of the brains behind the Fritz engine. Today, improving the engine is more and more difficult, but Mathias is keen on doing just that. He also plays a crucial role in the development of all Chessbase interfaces and thus is the man to ask when it comes to explain certain software features."Mathias Feist

Trago na lembrança uma frase do meu orientador do mestrado citando em um de seus artigos algo parecido: "os idiotas estão cada vez mais escassos que sobrarão somente os espertos, e nesta altura não quero estar vivo para verificar o embate"

Lamentavelmente, este professor faleceu recentemente,  todavia estava 100% certo. A competição se tornou acirrada e aqueles que souberem tirar proveito da informática aplicada ao xadrez, terão sucesso. 

Noticia-se que Carlsen aprendeu com as máquinas, por isso é o melhor no momento em termos de força enxadrística.

Um comentário:

Antonio Marques disse...

Esses videos são só para assinantes chessbase?