terça-feira, 15 de setembro de 2020

Como calcular o rating de uma máquina? Uma diversão, passar o tempo?

Como calcular o rating de uma máquina? Para humanos, vide acima, a lista é um exagero!

De certa forma este processo já existe pelo wiki, schach-computer, ou seja, cálculos após vários confrontos com as máquinas de diferentes níveis.

Em não possuo tantas máquinas que poderiam possibilitar cálculos desta natureza. 

Assim para proceder alguns testes, adotei um critério, ou melhor, utilizando um bom software, estes que estão a disposição para celular, fui ajustando o rating por exemplo, da engine stockfish, poderia ser outra engine de boa qualidade para partidas durando no máximo 15 minutos.

Iniciei com rating de 1450. Foi sofrível o desenvolvimento do stockfish.

Com 1450 até 1800 de rating, stockfish frente ao Excalibur GandMaster, máquina que elegi para testar, stockfish se comportou como um capivara. (vale comentar que capivara nome dado a um jogador iniciante, que comete vários erros, tem origem em um remédio utilizado no passado, se verdade ou não, onde li, tem respaldo).

Se esta forma de cálculo que adotei é a mais correta, não saberia dizer, mas creio que faz algum sentido. Após estes procedimentos, utilizei o Certabo, mas referido teste é assunto para depois.

Concluindo, estimo que o rating do Grand Master figura entre os valores de 1900 a 2000, predominando a faixa superior. Por outro enfoque no wiki o rating que figura para partidas de 30 minutos equivale a 1954 de rating com 24 MHz ou 1840 com o original de 12 MHz. 




Nenhum comentário: