terça-feira, 14 de abril de 2009

Novag – Vários modelos, mesmo programa!


Revendo os modelos da Novag, empresa que sobreviveu de forma soberba aos programas desenvolvidos para Pc´s, pode-se inferir que a mudança da aparência, em nada alterou o estilo dos programas. Acima o diagrama comparativo das máquinas com força estimada em cerca de 2100 elo.
Os últimos lançamentos da Novag são o Citrine e Novag Obsidian, estes com forças inferiores as máquinas acima delineadas. O que difere é que o Citrine é autosensor e Obsidian é por pressão das peças. Pelo depoimento do programador oficial da Novag, Dave Kittinger as únicas máquinas com programas genuínos elaborados David, reside naquelas produzidas até o ano de 1997. Após, mudanças foram efetuadas pelos engenheiros da Novag, o que justifica alguns incômodos no Citrine, tais como; a) para se capturar um peão com o cavalo por exemplo, primeiro retirar-se o cavalo para posteriormente colocar o cavalo no local do peão, o inverso não é possível, ainda; b) quando se joga uma partida relâmpago, o programa mostra o tempo remanescente para o humano, não se vislumbrado o tempo do Citrine. Entretanto, estes defeitos são compensados com outras características, ou seja, a possibilidade de ambos terem a função de interface com alguns programas tais como Arena. Ante o exposto, acredito que a Novag tem saldo favorável, pois consegue sobreviver, dando um alento para nós enxadristas e colecionadores.

Um comentário:

Dilmar / Itararé-SP. disse...

Olá Amigo Oswaldo,
Ouvi um comentario que a empresa Novag foi vendida, poderia dizer-me se procede e se for verdade o que pode mudar com a fabricação das maquinas?