segunda-feira, 2 de julho de 2012

Entre diodos e sensores, lá vai o peão em e4!

Minha primeira postagem foi datada em 19 de novembro de 2008, ou seja, até o momento mais de 3,5 anos postando informações que não apenas mostram módicos computadores de xadrez de minha coleção, mas sobretudo, demonstram em muitas delas, como realizar conexões dos eletrônicos com os computadores Pc e Ipaq's, restaurações e alguns reparos eletrônicos e quando são possíveis, solicito ao Engenheiro Alexandre Anderman com o qual mantenho contato por 20 anos. Embora não tenho formação em eletrônica, este campo me fascina, por isso entre diodos, sensores magnéticos e demais componentes eletrônicos, lá vai o peão em e4. Além disso, imagino que devo repartir aquilo que alcancei ao longo do tempo e à vista disso, não esqueço do meu primeiro computador de xadrez adquirido na década de 80, Mephisto I - foto acima, fonte: schach-computer. Confesso que foi uma verdadeira tortura comprar meu primeiro xadrez, por várias razões, uma delas residia no fato que um brasileiro não podia ter cartão de crédito internacional, tempos difíceis, época de transição e o Brasil distante do mundo. Aprendi a mover as peças muito tarde, com 23 anos. Aliás por onde anda o Elias, auditor contemporâneo nos tempos da Delloite? Vale ainda dizer que na atualidade, meu interesse por xadrez se prende unicamente às máquinas, pois considero um verdadeiro desafio o ramo da ciência que cuida da inteligência artificial. Por absoluta falta de tempo e paciência, nunca estudei xadrez para ter um jogo mais acurado, pois até o byte, um computador de xadrez fabricado co Brasil, década e 80, seria um bom adversário para este subscritor. Nesta toada, não há dúvida que a perícia me ocupa e ela tem privilégios no tempo que disponho. Agradeço a todos que participam deste blog e em especial ao Antonio Marques, que sem pretensões, profere comentários, trazendo sugestões para publicações. Ao Ismenio, por conceder uma entrevista pelo telefone. Ismenio, colecionador brasileiro, residente nos EEUU. Outros colecionadores, residentes no exterior se revelaram verdadeiros parceiros. Alemanha, Espanha, França, Holanda, não cito nomes pois certamente esqueceria de alguns. Menciono Carlos Alejandro Martinez, MI, com 2507 de rating atual, que até sua mudança para campinas, sempre esteve comigo aos domingos disputando torneios no Playchess. 

tradechess é citado no exterior: 

Antes da construção deste blog e do meu website, desde 2003 me dediquei a elaboração de livro de aberturas. Bychamp e bychamp_II são nomes ligados a tradechess e Oswaldo Monteiro. Pois bem, entre diodos e sensores, lá vai o peão em e4!

Nenhum comentário: