Mephisto Academy traz consigo um forte programa. Escrito por Ed Schroder possui características diferenciadas, tais como, desenvolvimento das peças, conhecimento de xadrez que o credencia em uma boa máquina. Seu desenho não chega a ser enquadrado como portátil, mas também não exagera no tamanho, portanto confortável para jogar.
Jogando de pretas, chegou a ficar em posição ganhadora em um dos jogos. Neste jogo que me reporto, Sapphire que em tese tem um processador mais forte não conseguiu ajeitar seu jogo e se não fosse o erro do Academy ao final, teria perdido a partida. Por erro de digitação, não tenho a partida completa, mas creio que o leitor terá uma ideia da força do Academy. Notar a precisão dos lances das pretas em uma das partidas atingiu aproximadamente 50% de acerto.Lembrar que o Academy leva um processador 65C02 - 4 Mhz, ponderando no máximo 6 plys ao passo que Sapphire leva o processador H8/325 (HD6433258) mais moderno para época, embora também sendo de 8 bits. Sapphire no meio do jogo para o final chegou a ponderar 9 plys, que em última análise significa 4 lances a frente. Fotos extraídas de: computer info. Por enquanto a vantagem é do Sapphire.
Novag Sapphire–Mephisto Academy½–½C06Tactical Analysis 2.10 (14s)
1.e4 e6 2.d4 d5 3.d2 f6 4.e5 fd7 5.d3 c5 6.c3 c6 7.e2 cxd4 8.cxd4 b6 9.f3 f6 10.exf6 xf6 11.0-0 d6 12.c3 a6 13.e1 0-0 14.b1 C06: French Tarrasch: 3...Nf6 4 e5 Nfd7 5 Bd3 main
lines 14.a3 d7 15.b4 g4 16.e3 h6 17.h3 xe3 18.xe3 ac8 19.e2 f6 20.c2 e8 21.a4 h5 22.xc6 xc6 1/2-1/2 (43) Boric,E (2319)
-Pustovoitova,D (2294) Istanbul 2012 14...d7 15.d3N 15.h3= is more appropriate. Predecessor: 15.a3 a5 16.b4 c4 17.d3 e8 18.e2 f7 19.a4 c7 20.c5 ae8 21.d3 e4 22.c2 h5 23.fe5 xe5 24.xc7 xc7 25.dxe5 b6 26.e3 xe3 27.xe3 b6 28.f3
1/2-1/2 (28) Klein Bronsvoort,P-Hofman,M Hengelo 1994 15...ac8 16.e5
Black has an edge. c7 17.xd7 xd7 18.g5 fe8 18...h6 19.h4 19.xf6 xf6 20.c2 g6 19...c7 19.xf6 gxf6 20.f3 f5 White is under pressure. 21.xd5 Hoping for Nf6+. g7 22.h5 xd4 23.b6 cd8 24.h1 24.c4 c7 25.d3 24...f8!-+ 25.c4 f4 25...c7 White must now
prevent ...Rf6. 26.e3 f6 26.d3 26.g3 c7 27.d3 26...b5 27.e3 c6? Black should
play 27...f6!-+ aiming for ...Rh6. 28.d1 h6 28.e2 28.f1 28...e5
28...f6 29.c2 e5 29.ad1! xb2
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