quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

tradechess, 10 anos - bychamp - youtube - 10 anos

Tradechess completa 10 anos de existência, igualmente quando “bychamp” no youtube. O objetivo desde o início foi compartilhar conhecimentos sobre os computadores de xadrez e obviamente muito aprendi com as contribuições que recebi. Embora envolvido com os computadores de xadrez desde a década de 80, não tive tempo ou paciência para escrever sobre xadrez eletrônico.
É uma pena que o xadrez no Brasil é pouco difundido e ainda com uma cicatriz deixada por gerações anteriores, ou seja, que somente os superinteligentes poderiam ter sucesso na pratica deste esporte, ou ainda que o xadrez estaria destinado aos “nerds”.
Para aqueles que estão chegando, a experiência mostra o contrário, jogadores na europa e américa, com idade entre 15 a 30 anos tem hábitos normais e o estereótipo deixado por alguns enxadristas do passado não vinga mais. Entretanto, para estes vale os programas na tela do micro, programas cuja força é tão absurda que é impossível confrontá-los.
Nos dias atuais muito se tem falado sobre a contribuição positiva do xadrez em outras atividades. Kasparov tem escrito sobre o tema pois é inegável que o xadrez melhora o desempenho em todas as áreas. Jogar xadrez aperfeiçoa a tomada de decisões. Xadrez está vinculado ao tempo e quanto mais rápido se toma decisões, mais rápido se atinge um determinado objetivo.
Outro aspecto importante se prende a forma que o jogador efetua seus movimentos, ou seja, segundo Kasparov o xadrez imita a vida, revela se o jogador é cauteloso, agressivo, etc.
Não menos importante cito o grande mestre Aronian, pois em recente entrevista a “Champord Newspaper” https://youtu.be/MpDnsjlHlfU na Armênia, Aronian respondeu a questão sobre o estresse numa partida de xadrez e que a melhor forma de combate-lo seria manter um bom estado físico. Portanto, xadrez e seu vínculo com diversas áreas.
Desejo a todos um feliz natal e quem venha 2018 com saúde e paz.







Nenhum comentário: