segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Old website - new projets

Com efeito alguns websites estavam funcionando e em plena atividade quando voltei a me interessar por computadores de xadrez.

Cito o website do Ismênio, um brasileiro radicado nos EEUU, outro website de um espanhol Luis Barona – Meca igualmente funionando à época, trazendo informações importantes sobre computadores de xadrez.

Estes, ao que parece, encerraram suas atividades.

Como disse um assíduo frequentador do forum Hiarcs, que por mais paradoxal que possa parecer, os computadores ficaram velhos, e chega um tempo que tudo já foi dito cem vezes.

Mas não posso deixar de citar novos projetos, alguns efetuados por pessoas físicas e outros por empresas tais como Certabo e DGT com parceria com a Phoenix de Ruud Martin. Ainda outros projetos particulares que circulam entre colecionadores, trazendo máquinas com velocidades jamais previstas, mas os preços não são convidativos.

Para quem vive na Europa, comprar seria mais fácil, existem facilidades, mas infelizmente aqui no Brasil vivemos com uma Receita Federal medieval, que não consegue entender o que seria um tabuleiro de xadrez em confronto com um brinquedo de 5 categoria, o imposto é o mesmo.

Sobre novos projetos, fui informado sobre uma nova máquina que utiliza o processador 65C02, todavia internamente funciona com uma frequência de 100 MHz.


Segundo os desenvolvedores, o chip pode acelerar os seguintes computadores:

O 65F02 pode atualmente acelerar os seguintes computadores de xadrez para 100 MHz:

▪ Mephisto Modular II e B&P

▪ Mephisto Rebel 5.0

▪ Mephisto Modular IV e V, Rebel Portoroz (MM X)

▪ Mephisto Polgar

▪ Mephisto Milano e Nigel Short

▪ Novag Constellation Forte A / B

▪ Novag Super Constellation

▪ Chafitz ARB & MGS

▪ Fidelity Elite A / S (Glasgow, Budapeste); Prestige

Efetivamente, embora eu possua informações sobre o desenvolvimento, não tenho autorização para dar detalhes sobre o projeto.
















Nenhum comentário: