segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Certabo

 Chess is bychamp

No início de 1992 foi lançado o módulo Mephisto Risc.

O programa de xadrez de Ed Schröder foi idêntico à versão do programa que ganhou o Campeonato Mundial de Computação de 1992 em Madri. O Mephisto Risc foi o primeiro computador de xadrez tendo um processador RISC. 


A informação que segue se constitui relevante, pois o hardware foi desenvolvido pelo fabricante da ChessMachine, da empresa Tasc de Rotterdam. O processador tem uma freqüência efetiva de 14 MHz e pode acessar 1 MB de RAM para tabelas de hash.

Em termos de poder de computação, esta configuração é essencialmente idêntica à do ChessMachine 512 KB e, em conjunto com o excelente programa de xadrez, traz desempenho de topo absoluto!

O Risc é operado da mesma forma que o Polgar com a ajuda de apenas 8 botões, todos os recursos podem ser controlados sem a necessidade de estudar o manual. O display de matriz de pontos de 32 dígitos mostra, além da avaliação da posição, profundidade do cálculo, variante atualmente calculada e variante principal, todas as informações importantes são fáceis de ler, incluindo o número de posições calculadas por segundo.

A biblioteca inaugural de Jeroen Noomen tem aproximadamente 80.000 movimentos e foi totalmente reescrita.

Obviamente estas informações são importantes, porque Certabo jogou com a emulação do Mephisto Risc contra o Vancouver.

Akgumas imagens do Certabo e Exclusive com o módulo Vancouver.










Nenhum comentário: