quarta-feira, 27 de junho de 2018

Táticas e Estratégia, segundo Kasparov

O texto a seguir é uma combinação de diversas palestras promovidas por Gary Kasparov, bem como dissertado em seus diversos livros publicados, especialmente aquele denominado em tradução livre, “Como a Vida Imita o Xadrez” publicado no Brasil como título “Xeque Mate”, aliás de mal gosto em minha opinião o título em português.

Kasparov após sua aposentadoria para o xadrez profissional tem se dedicado a escrever livros versando sobre diversos temas. Este especificamente, trata de tomada de decisões e que valem para a vida.

Como o xadrez está ligado a vida propriamente dita, ele faz analogia dos termos utilizados no xadrez com a vida e projetos profissionais. Vale a pena consultar as diversas palestras de Kasparov, amplamente divulgadas no YouTube.

Diz Kasparov, “As táticas são baseadas em cálculos, ou seja, se ele fizer isso eu faço isso” Prossegue, “Se ele capturar meu peão, eu irei capturar a torre dele”. Analogamente, para as empresas diz Kasparov, “Se a competição aumenta os preços, nós aumentaremos também”. Kasparov aduz que são reações táticas e que estas atitudes apesar de serem táticas, carecem de metas. Prossegue Kasparov dizendo que no xadrez existe um ditado muito usado, qual seja:

“Tática é saber fazer, quando já existe algo para fazer, enquanto estratégia é saber o que fazer quando não há nada para se fazer”. 

Ainda, “um sucesso inovador não significa que vai durar para sempre”.
Resumindo, vale a pena consultar os textos de Kasparov.

Nenhum comentário: