terça-feira, 24 de julho de 2018

Computer Chess Report - 1986, por Larry Kaufman - Novag e seu desempenho em partidas rápidas


Por Larry Kaufman – CCR 1986

Segundo a revista CCR, para jogos rápidos o colecionador teria que pensar em Novag. 

Enquanto outras empresas buscam notadamente a força em jogos lentos, Dave Kittinger, da Novag, concentrou-se no desenvolvimento para jogos rápidos. As máquinas da Novag avaliam as características da posição no início de cada “ply” permitindo muito mais conhecimento de xadrez em partidas relâmpago. Conforme comentários na revista CCR a desvantagem se prende a fatores posicionais a qual via de regra são negligenciados. Consequentemente, quanto maior o limite de tempo, menos favorável para a Novag. Novag tem um estilo aproximado ao humano ao contrário da maioria de seus concorrentes, todavia com uma propensão a sacrifícios especulativos. Prosseguindo, essas duas características tendem a prejudicar o desempenho da Novag em relação a outros computadores de xadrez, entretanto ajuda seu desempenho contra os humanos, especialmente no xadrez relâmpago. Os resultados parecem confirmar isso. O principal modelo da Novag agora é o Constellation Expert, cujo programa é uma versão modificada do Super Constellation.  

Alguns resultados de Kittinger contra humanos mostram que o Constellation Expert recebeu pequenas melhorias, portanto um pouco mais forte. O fato é que o Super Constellation melhorou desde que foi fabricado pela primeira vez. Embora o programa não tenha mudado, e nem Kittinger nem a Novag reconhem qualquer alteração, há evidências substanciais de que uma mudança no hardware trouxe uma melhora significativa.

Há um fato curioso, ou seja, a Federação Canadense de Xadrez bem como a Fidelity, confirmaram que algumas máquinas "Super Constellation"
mais antigas simplesmente não executaram os mesmos movimentos quando comparados com os computadores fabricados mais recentes. 

Vários testes em máquinas mais antigas mostraram que o Super Constellation perdeu partidas para Turbostars (1770 elo)  e para o Fidelity Excellence (1840 elo), enquanto a versão atual parece claramente superior. 

Testes recentes de um comprador mostraram que o Super Connie venceu o Excellence (ambos de 4 MHz) por 17,5 a 12,5 no nível do torneio, apesar de testes na Suécia mostrarem o Super Connie 4 MHz perdendo até mesmo para o Excellence 3 MHz! Como explicar?

Conclui-se que os resultados ruins figuram nas unidades mais antigas.

Nenhum comentário: