domingo, 27 de novembro de 2011

O xadrez por correspondência e a consulta de banco de dados com ajuda dos computadores


No passado, as cartas portando os lances, viajavam quilômetros para chegar ao seu destino. Hoje, existem programas apropriados para jogar por modalidade postal. E o postal ficou tão comum que nos celulares com sistema "android" e Iphone", existem diversos aplicativos e gratuitos para esta finalidade. As partidas em geral podem ter duração de 1 dia ou 2 dias por lance, tempo que entendo ser o mais comum.

Um lote de cartas, livros e os micros dedicados para consulta, sendo mais difícil a consulta e seleção do lance adequado e imagino que era uma verdadeira tortura. Hoje, dispomos de bancos de dados que em segundos pode nos fornecer elementos sobre a partida. O mais usado, creio eu, é o da chessbase, pois pode-se consultar e indexar partidas, partido-se de um banco de dados de mais de 5 milhões de partidas. Embora eu não seja adepto do postal, pois joguei muito pouco nesta modalidade, aquele que ousasse dizer que fazia o lance por iniciativa própria, sem consultas, congratulo. Em partidas jogadas no passado, se solicitarmos a análise das engines, certamente vamos nos deparar com erros e erros. No passado, para os que dispunham de xadrez dedicados, se utilizavam desta ferramenta, hoje certamente utilizam do banco de dados e engines para consulta da melhor opção.

O fato que mesmo se tendo um banco de dados extenso e engines poderosas, quando o oponente dispõe das mesmas ferramentas, a resolução favorável de uma partida não é tão simples. Necessário a interferência humana. Partidas com d4, são posicionais, existem linhas exaustivamente analisadas por isso a necessidade de uma análise  mais acurada, completa, com o auxílio do computador, algo que recentemente denominaram como "freestyle" o uso conjunto  do humano e computador.

Neste teor, recentemente joguei um partida que teve o seguinte desenrolar:
[ECO "D36"]
1. d4 e6 2. c4 d5 3. Nc3 Nf6 4. Bg5 Nbd7 5. Nf3 c6 6. cxd5 exd5 7. Qc2 Be7 8. e3 O-O 9. Bd3 Re8 10. O-O Nf8 11. Ne5 
No meu banco de dados, constatei 436 jogos; 


Ainda, pude obter os seguintes jogos, como a seguir:


Voltando um lance, 5833 jogos!


O fato é que intuitivamente ou por repetição e consulta, o enxadrista começa a distinguir porque uma linha poderá trazer melhores resultados as brancas ou pretas. 



Um comentário:

Antonio Marques disse...

Gosto de uma definição que diz que o enxadrista postal é uma mistura de artista e cientista, tenho aquele monte de livros de abertura, BCO NIC Informator...que são nada perto das databases de hoje. Hoje em varios sites de postal, há varios defensores do não uso de computadores, não vejo problemas de usa-los como consulta de databases bem como para "blunder check", ainda entendo que o fator humano é o principal